Coluna do Sandro

"MasterChef" dá sinais de desgaste e Band não consegue estancar fuga de público

Reality perdeu 700 mil telespectadores na sexta temporada

Reprodução/Band
Por Sandro Nascimento

Publicado em 24/06/2019 às 05:05:15

Num comparativo das 13 primeiras semanas da sexta temporada do "MasterChef" com o mesmo período da edição anterior, o reality culinário da Band perdeu em torno de 700 mil telespectadores, de acordo com números da Kantar Ibope no PNT ( Painel Nacional de Televisão).

Neste universo das 15 principais praças no país, o programa comandado por Ana Paula Padrão, até aqui, vem conquistando  2,6 pontos, a pior média desde que o formato estreou na grade da Band, em 2014.

Essa fuga de telespectadores, em parte, pode até ser justificada pela troca em seu dia de exibição. Tradicionalmente, o "MasterChef" era exibidas às terças-feiras, e numa estratégia, ou a falta dela, a diretoria da emissora o transferiu para os domingos.

Assim, a sexta temporada entrou na guerra pela preferência do telespectador no dia mais competitivo da televisão no país.  

VEJA TAMBÉM

Por outro lado, antes de ser realocado na grade dominical da Band, o "MasterChef" já apresentava dificuldades de alcançar o alto Ibope das suas primeiras edições, exibidas sempre às terças-feiras.

Queda do "MasterChef"

Na quinta temporada veiculada em 2018, o reality conquistou média de 4,8 pontos na Grande São Paulo. Isso significa uma queda em torno de 21% em comparação à quarta e terceira edição, e 31% da segunda temporada, exibida em  2015.  

Quando estreou em 2014, o "MasterChef" foi o mais bem produzido programa da Band em anos, e surpreendeu o mercado e os telespectadores com seu formato, até então, inédito no país. Tinha um roteiro nota 10, cenário nota 10 e jurados nota 10, aliás, muito bem escolhidos. Mas fica a pergunta: por que o Ibope abandonou o programa de tantas qualidades?

Quando o "MasterChef" chegou na tela da Band, ele era único, uma novidade. Nenhuma outra emissora tinha um produto similar. Depois de cinco anos,  outros realities culinários chegaram a TV aberta e outras plataformas, com variações da dinâmica do programa de Ana Paula Padrão.

Verdade precisa ser dita: nenhuma delas se equipara ao "MasterChef". Mas são exibidos em emissoras com estrutura de programação, produção e audiência superiores ao da Band. A Record, SBT e agora até a Globo, passaram a apostar em realities culinários em sua faixa nobre. Isso sem contar os canais por assinatura.

Os programas não são iguais no seu formato, mas o conteúdo é o mesmo. Paralelo a isso, a direção da Band, sabe-se lá o motivo, não soube reavaliar o desenvolvimento adequado ao "MasterChef" para que ficasse competitivo  e se renovasse a cada temporada.

Ao contrário, a Band vem exibindo, em sequência, inúmeras variações do formato em sua programação, sem se preocupar com seu esgotamento. A Globo sempre traz novidades para uma nova temporada do "Big Brother Brasil". O mesmo faz a Record com sua "A Fazenda". Ambas emissoras já mudaram até seus apresentadores para manter o frescor das atrações. Mas a Band continua com tudo igual.

Mas no caso do "MasterChef", a apresentadora é apenas um detalhe. Diferente de Tiago Leifert e Marcos Mion que são peças importantes em seus realities shows. 

Para se manter competitivo por mais alguns anos e estancar uma nova fuga de telespectadores, a Band precisa promover mudanças pontuais em busca de novidades para o "MasterChef". Para isso, necessita de profissionais que entendam de televisão. Mas diante da decisão de colocar o carro-chefe da emissora aos domingos, para competir com Fausto Silva e Silvio Santos, cria-se até um receio do que pode vir por aí.

Mesmo com menor audiência e repetitivo, o "MasterChef" deve continuar por muito tempo na programação na Band. Isso se explica por ser um produto com excelente desempenho comercial. O setor de alimentação vende na TV,  e nesse caso, o Ibope é apenas um detalhe. 

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS