Repetição

Globo aposta na onda "MasterChef" para alavancar Ibope das novelas

A gastronomia está em alta no mundo da dramaturgia


Juliana Paes em "A Dona do Pedaço"
"A Dona do Pedaço" contará a história da boleira Maria da Paz - Foto: Divulgação/Globo

Na onda do sucesso de programas culinários como o "MasterChef" que se multiplicaram pelo Brasil nos últimos anos, com praticamente um reality show sobre o tema por emissora, a Globo decidiu investir no assunto, mas de forma diferente.

Isso porque suas três principais novelas, "Órfãos da Terra", "Verão 90" e "A Dona do Pedaço" apostam na culinária com grande espaço narrativo.

A Dona do Pedaço - Vendedora de Bolos

Globo aposta na onda \"MasterChef\" para alavancar Ibope das novelas

Recém-lançada, “A Dona do Pedaço” conta a história de uma mulher que acredita ter perdido o amor da sua vida e precisou fugir para não ser morta pelos inimigos da sua família. Grávida e em São Paulo, resolve preparar bolos e vender no centro da capital paulista para sobreviver. Duas décadas se passam e Maria da Paz (Juliana Paes) se torna uma das maiores empresárias do ramo, criando um verdadeiro império.

Verão 90 - Receita Secreta

Globo aposta na onda \"MasterChef\" para alavancar Ibope das novelas

Em “Verão 90”, João (Rafael Vitti) e Jerônimo (Jesuíta Barbosa) são criados por Janaína (Dira Paes), uma mãe batalhadora e que faz tudo para proteger seus filhos. Seu maior sonho é abrir um restaurante, já que seus pratos conquistam os clientes da pousada que trabalha no início da trama.

Ao longo da trama, sem dinheiro e precisando ajudar no apartamento da sua irmã, vende quentinhas na praia e perto de uma galeria do Rio de Janeiro. Talentosa, é convidada para trabalhar num restaurante, conquista novos clientes e se torna proprietária de um estabelecimento. Sua receita ganha fama e vira um dos grandes segredos da novela.

Órfãos da Terra - Cozinheira refugiada

Globo aposta na onda \"MasterChef\" para alavancar Ibope das novelas

Em “Órfãos da Terra”, Missade (Ana Cecília Costa) tem um renomeado restaurante no Líbano, mas vê todo seu patrimônio explodir no meio da guerra. Refugiada ao lado da sua família, a mãe de Laila (Julia Dalavia) sente dificuldades para viver no Brasil e seguir uma cultura diferente.

Ela até tenta trabalhar na “Casa de Chá” de Ali (Mouhamed Harfouch), porém, não se dá bem com Latifa (Luana Martau) e pede demissão. Tentando superar a crise do seu casamento com Elias (Marco Ricca), resolve procurar um jeito de abrir seu próprio negócio gastronômico.

Antigamente, quando o diretor-geral era José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, a Globo evitava que essas semelhanças fossem tratadas em novelas que passavam no mesmo período.

Contudo, há alguns anos, o canal tem se preocupado menos com essa questão.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado