Dia da Televisão

Hebe Camargo, Lolita Rodrigues e Nair Bello: amigas eternas que marcaram a história da televisão

Nesta sexta, 11 de agosto, comemora-se o Dia da Televisão


nairbello-lolitarodrigues-hebecamargo_1bcb8c765f1a88d8b0e5181d5b05732f0fb57f9f.jpeg
Divulgação

Nesta sexta-feira, 11 de agosto, comemora-se o Dia da Televisão no Brasil.

Apesar da primeira transmissão de TV ter acontecido em 18 de setembro de 1950 por aqui, a celebração é diferente por conta de uma homenagem à sua padroeira, Santa Clara, nascida neste dia.

Para marcar o Dia da Televisão, principal propósito do NaTelinha, vamos relembrar a amizade de três grandes estrelas que se confundem com a própria história do meio. Falamos de Hebe Camargo, Lolita Rodrigues e Nair Bello.

O trio permaneceu junto por mais de 60 anos. Sempre que apareciam na TV, era risada garantida, com as piadas que surgiam naturalmente, tamanha era a cumplicidade entre elas.

Hebe Camargo, Lolita Rodrigues e Nair Bello: amigas eternas que marcaram a história da televisão

Lolita e Hebe se conheceram quando tinham apenas 15 anos, em 1944. A primeira cantava na Rádio Cultura, quando os pais levaram a futura "rainha da televisão brasileira" para um teste. O maestro apresentou uma à outra e houve uma conexão imediata, "amizade à primeira vista", como a atriz gosta de falar.

Elas inclusive tiveram uma passagem marcante na história da televisão, que sempre que contada divertia a todos. Por quê? Hebe foi a escolhida para cantar o Hino da Televisão no dia da inauguração da primeira emissora do Brasil, a TV Tupi, em setembro de 1950 (como citado acima). Só que momentos antes ela alegou estar doente e pediu para a amiga Lolita Rodrigues substituí-la. Mais tarde, descobriu-se que na verdade Hebe não compareceu porque simplesmente preferiu sair com o namorado.

O caso foi recontado num "Programa do Jô" especial em 2000. Jô Soares inclusive classificou este momento como um dos mais importantes da sua carreira na Globo.

Relembre:

Nair Bello completou o trio também desde a adolescência. Lolita conheceu a atriz quando seu namorado fez um concurso de Miss e ela foi candidata, ainda antes da estreia da televisão no Brasil. Com Hebe, Nair fez seu primeiro filme, "Liana, a Pecadora", em 1951.

Foram décadas de uma amizade que realmente marcou o país, divertindo a si mesmas e ao público, seja na televisão, no teatro, no cinema.

Hebe Camargo, Lolita Rodrigues e Nair Bello: amigas eternas que marcaram a história da televisão

"Amigas eternas", elas sofreram o primeiro abalo em 2007. Após meses em coma por decorrência de uma parada cardiorrespiratória, Nair Bello morreu no dia 17 de abril de 2007, aos 75 anos, de falência múltipla dos órgãos.

Hebe e Lolita sofreram muito com a perda e se uniram ainda mais. Ela haviam feito um pacto de que morreriam todas juntas. Mas não foi assim.

Cinco anos e alguns meses depois, foi a vez da "rainha da televisão brasileira" partir. Lutando há anos contra o câncer, a apresentadora não resistiu e faleceu no dia 29 de setembro de 2012, aos 83 anos, após sofrer uma parada cardíaca enquanto dormia. Estava feliz, pois havia acabado de retornar ao SBT depois de dois anos na RedeTV!.

Hebe Camargo, Lolita Rodrigues e Nair Bello: amigas eternas que marcaram a história da televisão

Abalada, Lolita Rodrigues declarou durante o velório da sua grande amiga: "Ser velho é muito triste, porque você só tem perdas. Sofri muito com a morte da Nair, e agora com a Hebe Maria".

Hoje com 88 anos, Lolita teve como último trabalho na TV a novela "Viver a Vida", em 2009. No ano de 2015, resolveu se aposentar de vez e agora vive com a filha em João Pessoa, na Paraíba, de frente para o mar.

Hebe Camargo, Lolita Rodrigues e Nair Bello: amigas eternas que marcaram a história da televisão

Como Hebe já dizia, a amizade desse trio é eterna. Na vida e na morte. Um marco na história da televisão brasileira. Nesta sexta, Dia da Televisão, as três, aonde quer que estejam, celebram!

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado