Estúdios Globo completa 30 anos e presta homenagem às estrelas da casa
Complexo inaugura uma calçada da fama com nomes como Laura Cardoso, Renato Aragão, Tony Ramos e Walcyr Carrasco
Publicado em 03/10/2025 às 11:45
Há 30 anos nascia os Estúdios Globo. Localizado em Curicica, zona Sudoeste do Rio de Janeiro, em uma área de 1.760.000 m², o antigo Projac é chamado até hoje de Fábrica de Sonhos porque é de lá que saem as grandes produções que encantam milhões de brasileiros.
O ano era 1995 quando o visionário Roberto Marinho (1904-2003) sentiu a necessidade de um lugar onde se pudesse produzir novelas, séries e programas de auditório, passando a investir ainda mais pesado no mercado audiovisual.

O resultado foi a criação de um complexo gigantesco, com 13 estúdios de gravação e três conjuntos de cidades cenográficas, além de departamentos de efeitos especiais, pré e pós produção. Recentemente, há ainda o Centro de Realities Shows.
Já com a chegada do Módulo 4 (MG4), onde está localizado o maior estúdio de produção virtual permanente da América Latina, a capacidade de produção do audiovisual da Globo aumentou em 50%.
+ Amauri Soares confirma saída da direção da Globo e anuncia substituta; saiba quem é
Partindo da temática de que a TV Globo é para os brasileiros o que a Disney é para os norte-americanos, Hollywood para os cinéfilos e a Broadway para bailarinos e atores de musical, os Estúdios Globo agora também tem a sua Calçada da Fama.
O NaTelinha acompanhou a inauguração, que aconteceu quinta-feira (2), data do aniversário do complexo, e que contou com a presença de convidados, jornalista, influenciadores, executivos do Grupo Globo e funcionários.

“Esse momento simboliza toda a admiração de todos os colaboradores da Globo e do público por vocês. Nos sentimos muito honrados em poder eternizar essa relação com a população que nos acompanha todos os dias. Muito obrigado, em nome da minha família e da memória de Roberto Marinho”, disse Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo.
Amauri Soares, diretor-geral dos Estúdios Globo, ressaltou que a força da Globo vem de milhares de profissionais apaixonados pelo que fazem: "São 30 anos levando encanto, diversão, informação pela tela da TV até a casa dos brasileiros", disse.
“Essa calçada da fama é cheia de simbolismo para a gente, porque significa imortalizar aqui, com nome e estrela, pessoas que são parte da estrutura disso, que são a base de tudo que a gente faz aqui”.
Amauri Soares
Para essa primeira fase, 15 pratas da casa ganharam suas estrelas em um espaço todo especial. Uma singela homenagem à quem viu o nascimento do Projac e ajudou a construir essa história através de tantas outras histórias.
“Eu acho que houve um amadurecimento do conhecimento. As pessoas que realizam amadurecem e tornam possível coisas que antes elas achavam impossível. Então, hoje, pensar uma novela é pensar com mais liberdade, é pensar com mais autoria, mais sonhos mesmo, que vão para o ar”, disse Walcyr Carrasco, autor de Êta Mundo Melhor.

No elenco da novela das seis, Ary Fontoura recordou que ele estava na inauguração da TV Globo, há 60 anos: "Eu também estou fazendo aniversário hoje. Estou fazendo 60 anos de casa", falou com emoção.
Já Serginho Groisman, lembrou que o Altas Horas está prestes a completar 25 anos: "Eu estou há 26, com muita liberdade, com muita estrutura, sempre reequilibrando e tentando fazer com que as pessoas sejam as verdadeiras protagonistas do Brasil”, comemorou o apresentador.
Responsável por fazer toda uma geração rir, Renato Aragão quase não conseguia expressar o tamanho da sua felicidade: "Estou muito feliz de estar aqui outra vez. Parece que eu estou em um outro mundo, como eu sempre falo", comentou o humorista.
Já Tony Ramos, que recentemente esteve em Dona de Mim, novela das sete da Globo, pontuou a importância da vida dos profissionais desde a criação dos Estúdios Globo, antigo Projac.

“Trouxe, cada vez mais, condições de trabalho. Trouxe uma tecnologia rápida. Até rápida demais, nos atropelava, no bom sentido. Iam chegando novas máquinas, novas ideias, novos equipamentos. Mas nada mudou no que diz respeito à dramaturgia na sua essência. É o que eu digo sempre: você pode ter tudo, mas sem uma boa história, nada acontece”.
Tony Ramos
Uma das grandes divas da televisão brasileira, Betty Faria era só sorrisos com a homenagem: “Eu estou muito emocionada! É muito bom estar aqui, esse acontecimento de ter... uma estrela. Que coisa boa!" concluiu a atriz.
Fernanda Montenegro, Tony Ramos, Antonio Pitanga, Lima Duarte, Walcyr Carrasco, Renato Aragão, Neusa Borges, Dennis Carvalho, Laura Cardoso, Betty Faria, Ary Fontoura, Mauro Mendonça, Rosamaria Murtinho, Nathalia Timberg e Serginho Groisman foram os primeiros contemplados.
Dos talentos citados, Fernando Montenegro, Lima Duarte, Mauro Mendonça e Dennis Carvalho, infelizmente, não puderam comparecer à cerimônia.