Chef de Alto Nível tem grande final com jantar inspirado na culinária brasileira e Luiz Lira eleito campeão
Programa contou com plateia formada por jornalistas e influenciadores, e a presença de todos os participantes do reality
Publicado em 22/08/2025 às 13:00,
atualizado em 22/08/2025 às 13:20
A noite de quinta-feira (20) foi de festa nos Estúdios Globo. Dia da grande final do Chef de Alto Nível, reality show culinário apresentado por Ana Maria Braga, e os chefs Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto como mentores. O NaTelinha estava lá acompanhando tudo de perto.
Inspirado no sucesso americano Next Level Chef, criado e estrelado pelo chef britânico Gordon Ramsay, o programa entrou no ar dia 15 de julho com 24 participantes divididos entre as categorias amadores, profissionais e influenciadores digitais.

Três cozinhas verticais, nomeadas como porão, meio e topo, serviram de cenário para as provas. Ainda na seletiva, oito competidores se despediram da atração, sobrando 15 cozinheiros, cinco de cada categoria, que avançaram para a fase de grupos.
+ Ana Maria Braga avalia Chef de Alto Nível e quase "entrega" 2ª temporada
Depois de pouco mais de um mês no ar, três participantes chegaram à final: Arika Massa e Luiz Lira, cozinheiros profissionais, e Allan Mamede, cozinheiro da internet. Já a última prova foi formada por três etapas, cada uma realizada em uma das cozinhas, e elegeu Lira, o candidato de Brasília, como vencedor da primeira edição.
Apenas os chefs mentores sabiam do resultado

O último episódio do Chef de Alto Nível foi ao vivo, exibido logo após Vale Tudo. Além de Ana Maria Braga, estavam presentes no palco os chefs mentores e os três finalistas. Como a última prova já havia sido gravada, todos puderam assisti-la juntos.
Por outro lado, apenas os mestres Atala, Rueda e Vanzetto sabiam o resultado. O nome do vencedor, aliás, foi registrado e trancado em uma espécie de urna que só pode ser aberta na hora, revelado pela apresentadora.
Enquanto a atração ia ao ar, jornalistas e influenciadores assistiam a tudo da cozinha do meio. Já os cozinheiros eliminados, além de amigos e familiares dos finalistas, acompanharam da cozinha do porão, localizada em frente ao palco.
Antes do campeão ser revelado, Ana Maria Braga confirmou que a segunda temporada do Chef de Alto Nível já está garantida, com inscrições abertas ao final daquela edição. O programa vai ao ar em 2026.

Quando, finalmente, Luiz Lira foi anunciado, os ex-participantes tiveram a oportunidade de cumprimentar o colega de jornada dentro do programa, assim como os outros dois concorrentes, formando uma grande confraternização.
Eleito por unanimidade, o vencedor levou o prêmio de R$ 500 mil, além de uma mentoria exclusiva com os chefs Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto, uma viagem para os Estados Unidos e uma imersão pelas cozinhas do Outback, marca patrocinadora, no Brasil.
Convidados ganharam um jantar inspirado na culinária brasileira

Convidados pela TV Globo, um grupo de jornalistas e influenciadores digitais ganharam um jantar sofisticado e inspirado na nossa gastronomia. O cardápio contava com opções de snacs, saladas, pratos principais e sobremesas, servidos em um espaço de confraternização nos Estúdios Globo.
Após a refeição, tivemos a oportunidade de conversar com os três mentores que falaram um pouco da trajetória do programa, da escolha do vencedor e da repercussão:
"Nunca é fácil! Seria ingênuo dizer que foi fácil, e eu seria ingênuo dizer que foi difícil sem diminuir a emoção".
Alex Atala
+ Globo abandona chapa-branca e finalmente acerta com Chef de Alto Nível
"Todos eram cozinheiros, mas o importante era identificar o chef [alto nível] de dentro deles. Então, foi muito importante esse tete a tete com eles pra chegar nessa final", acrescentou Jefferson Rueda.
Durante o bate papo, o chef Atala recordou que os três finalistas foram os três primeiros candidatos escolhidos por eles para comporem cada grupo.
"Nunca é fácil! Seria ingênuo dizer que foi fácil, e eu seria ingênuo dizer que foi difícil sem diminuir a emoção".
Renata Vanzetto
O grupo concluiu a conversa falando sobre a repercussão nas ruas e dentro dos Estúdios Globo: "A gente está bem impressionado, assim. A gene imaginava, mas eu acho que foi bem rápido. Aqui mesmo, dentro do Projac...", reagiu Vanzetto.
"Você chegar no Projac e ter pessoas que vivem aqui [Globo] engajadas...", falou Atala, emocionado. "É muito legal!", conclui Renata Vanzetto.