Lista

Confira os jornalistas demitidos da Jovem Pan após eleição de Lula

Demissões começaram após um dia do resultado das urnas: saiba quem está nesse grupo


Augusto Nunes e Guilherme Fiuza foram alguns dos comentaristas demitidos da Jovem Pan
Augusto Nunes e Guilherme Fiuza foram alguns dos comentaristas demitidos da Jovem Pan - Reprodução
Por Daniele Amorim

Publicado em 02/11/2022 às 14:47,
atualizado em 02/11/2022 às 15:27

Com o resultado das eleições 2022, a Jovem Pan demitiu parte do seu quadro de comentaristas e repórteres. A emissora, que mostrou ser apoiadora da reeleição de Jair Bolsonaro (PL) durante a condução da campanha, desligou funcionários que se tornaram grandes defensores do candidato da extrema-direita, como Carla Cecato, Augusto Nunes e Caio Capolla. 

De acordo com informações da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, Tutinha disse durante um reunião interna que "a desobediência civil não sairá do meu bolso". Ou seja, o empresário teme que precisa pagar à Justiça pelas falas dos comentaristas bolsonaristas mais ferrenhos que desrespeitem as regras do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). 

Pouco antes das eleições, a Jovem Pan foi autuada pelo órgão judiciário por ter divulgado fake news acerca do candidato petista, como chamá-lo de ex-presidiário. Como Lula teve todas suas condenações anuladas, o político não poderia ser citado dessa maneira. Em caso de descumprimento, a empresa deveria pagar 25 mil reais à Justiça por cada autuação. 

Mas, com o resultado das eleições em que tornou Lula o novo presidente eleito, a Jovem Pan optou por demitir seus comentaristas mais alinhados aos bolsonaristas por evitar que novas multas sejam aplicadas no futuro governo do petistas. Relembre quem são eles:

Carla Cecato 

imagem-texto

Garota-propaganda da campanha de Jair Bolsonaro, Carla Cecato estava à frente do programa Linha de Frente. No entanto, ela precisou se afastar de suas funções por um tempo indeterminado por estar ativamente na gestão da reeleição do atual presidente.

Mas, com o resultado das eleições, Cecato não voltará mais ao posto. Thiago Pavinatto seguirá no comando do ex-título da jornalista. 

Caio Copolla 

imagem-texto

Uma das primeiras demissões da Jovem Pan a ser conhecida pelo público foi de Caio Copolla. O ex-CNN fazia aparições esporádicas no canal pago da emissora mas, de acordo com a apuração do jornalista Ricardo Feltrin, ele não foi desligado por sua direção política.

No bastidores, Caio é visto como uma "diva" e se relaciona mal com os companheiros de trabalho. Também há quem diga que o rapaz foi supostamente acusado por uma ex-namorada.

Guilherme Fiuza 

imagem-texto

O autor, que estava no programa Pingo nos Is, foi demitido diretamente por Tutinha de acordo com informações do UOL. Já nas redes sociais, Fiuza foi breve ao falar sobre seu desligamento. "Jovem Pan / Pingos nos Is foi um belo ciclo. Minha gratidão a todos os parceiros dessa jornada", disse em uma publicação no Twitter. 

Augusto Nunes 

imagem-texto

A demissão do ex-comentarista da Jovem Pan foi divulgada por meio de uma nota oficial da emissora na tarde da segunda-feira. No texto, a JP alega que o desligamento de Nunes aconteceu de comum acordo 

"O Grupo Jovem Pan e o jornalista Augusto Nunes entenderam por bem pôr fim à parceria de trabalho que estava vigente há mais de cinco anos, através da empresa do Augusto, Lauda Comunicação Ltda, sem qualquer animosidade ou juízo de valor. Os termos e detalhes do deslinde não serão objetos de comentários por conta de o contrato de origem estar acobertado e protegido por cláusula de sigilo e confidencialidade. O Grupo Jovem Pan agradece o jornalista Augusto Nunes e deseja sucesso nas novas fronteiras que ele haverá de desbravar", disse o texto. 

Cristina Graeml

Confira os jornalistas demitidos da Jovem Pan após eleição

Comentarista do Pingo nos Is, a jornalista também foi desligada da função. Sem dar detalhes dos motivos da demissão, ela comentou a decisão em suas redes sociais. "Minha bio mudou. Não integro mais o quadro de comentaristas da Jovem Pan News. Sigo na Gazeta do Povo, , Canal Hora do Strike (3ª feira, 20h) e no meu próprio canal no YouTube. Inscreva-se agora mesmo", pediu. 

Guga Noblat

Confira os jornalistas demitidos da Jovem Pan após eleição

Não foram apenas funcionários identificados com bolsonaristas que saíram da Jovem Pan. Ainda na tarde de terça (1), o comentarista Guga Noblat relatou no Twitter que também foi demitido. "Acabo de ser comunicado que estou fora da Jovem Pan por não ter defendido a rádio na história da censura. Estava desde a semana passada afastado e agora é definitivo", pontuou ele, no Twitter. 

Maicon Rodrigues 

Confira os jornalistas demitidos da Jovem Pan após eleição

Apresentador da JP News, o jornalista comunicou seu desligamento por meio de uma postagem no Instagram. Sobre a decisão da empresa, ele disse: "Eu sempre busco dados oficiais. Não deixei passar nenhuma vírgula errada. Isso incomodou. Lutei contra o negacionismo e negacionistas fazendo jornalismo". 

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado