Após três anos

SBT anuncia exibição do Troféu Imprensa em dia inédito na história

Troféu Imprensa volta a ser produzido pelo SBT


Silvio Santos no Troféu Imprensa 2022
Silvio Santos em ação no Troféu Imprensa 2022; premiação será exibida sábado - Fotos: Divulgação/Gabriel Cardoso/SBT
Por Thiago Forato

Publicado em 09/06/2022 às 12:17,
atualizado em 09/06/2022 às 12:26

O SBT anunciou na manhã desta quinta-feira (9) que vai exibir a 58ª edição do Troféu Imprensa no próximo sábado (11), a partir das 20h30. A cerimônia será transmitida neste dia pela primeira vez na história e como sempre, premiará os melhores do ano anterior, em diferentes categorias, juntamente com o Troféu Internet.

No Troféu Imprensa, os três mais votados do público serão apresentados em ordem alfabética aos jurados, para que eles decidam o melhor. Já para o Troféu Internet, os favoritos foram escolhidos através de votação online.

Como de costume, Silvio também recebe no palco artistas que já foram premiados em outros anos e que, por alguma razão, não puderam vir receber a estatueta. Nesta edição, Sophia Valverde, Rebeca Abravanel, Carlos Alberto de Nóbrega, Eliana, Danilo Gentili e Patricia Abravanel estiveram ao lado do Homem do Baú para receberem algum troféu.

Troféu Imprensa retorna após três anos

SBT anuncia exibição do Troféu Imprensa em dia inédito na história

Desde dezembro, o SBT havia aberto votações para a premiação que não acontecia desde abril de 2019. Em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a premiação foi cancelada. Em 2021, idem.

Ainda assim, em nenhum momento o SBT sinalizou que produziria o evento nos últimos dois anos. Patrícia Abravanel, que comanda o atual Programa Silvio Santos, também não foi cogitada para dar seguimento ao Troféu Imprensa, que agora terá o comando tradicional de Silvio.

A história do evento

Criado em dezembro de 1958 pelo jornalista Plácido Manaia Nunes, o Troféu Imprensa dedica-se a contemplar àqueles que mais se destacaram no cenário artístico do ano anterior, na TV e na música.

Nos primeiros anos, a premiação era promovida pela revista São Paulo na TV e exibida por um pool de emissoras formadas por Tupi, Record, Paulista e Excelsior. Os veículos transmitiam a cerimônia ao vivo direto do Teatro Municipal de São Paulo.

Em 26 de dezembro de 1969, Silvio Santos passa a comandar o especial, sendo neste ano pela TV Tupi para o estado de São Paulo. A partir de 1971, a exibição passa a ser em todo o território nacional pela TV Globo, sendo a escolha dos melhores no final de cada ano e a cerimônia de entrega na metade do ano seguinte. O troféu, inicialmente em formato de cartão de visitas, torna-se uma estatueta dourada.

Desde 1981, a escolha e a entrega são unificadas em uma única edição anual pelo SBT. Nos anos de 1970, 1977, 1978, 1979, 1980, 2005, 2020 e 2021 não houve premiação. No ano de 1971 houve duas premiações, um referente a 1970 e uma referente a 1971.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado