Em 2015

Marcos Uchôa revela mágoa da Globo: "Fizeram para me machucar"

Episódio ocorrido há sete anos foi relembrado pelo jornalista em entrevista nesta semana


Marcos Uchôa em entrevista ao podcast Inteligência Limitada, no YouTube
"Na minha carreira, fiz mais do que a maioria que estava ali", disparou Marcos Uchôa - Foto: Reprodução/YouTube
Por Redação NT

Publicado em 27/05/2022 às 19:34,
atualizado em 27/05/2022 às 19:35

Marcos Uchôa revelou uma mágoa que guarda da Globo. O jornalista, que foi contratado da emissora por 34 anos, pediu demissão no fim do ano passado. Em entrevista ao podcast Inteligência Limitada, de Rogério Vilela, o veterano relembrou um episódio ocorrido há sete anos, quando o canal completava 50 anos.

“Teve uma coisa que na Globo me magoou. Em 2015, a Globo comemorava 50 anos de jornalismo, e foi feita uma série de homenagens no Jornal Nacional. Eu apareci, dentro de reportagens, mas foram convidados jornalistas desses anos todos para participar de uma mesa. Eram mais de 10. Uns 15, bastante gente. Eu não fui convidado”, relembrou Marcos Uchôa.

O jornalista acrescentou: “Eu estava viajando, mas claro que, se eu tivesse sido convidado, a viagem teria sido em outro momento. Quando soube, a coisa já estava indo para o ar”. Para Uchôa, sua trajetória era mais significativa do que a dos convidados. Ele ressaltou ter feito a cobertura de vários eventos esportivos, além de oito guerras e desastres naturais.

“Na minha carreira, fiz mais do que a maioria que estava ali. Diria até que fiz mais do que todos que estavam ali, em relação à variedade de reportagens.”

Marcos Uchôa

Veja lista de jornalistas que participaram de especial da Globo em que Marcos Uchôa foi vetado

Marcos Uchôa revela mágoa da Globo: \"Fizeram para me machucar\"

No especial mencionado pelo jornalista, participaram, sob o comando de William Bonner: André Luiz Azevedo, Caco Barcellos, Chico José, Ernesto Paglia, Fátima Bernardes, Galvão Bueno, Gloria Maria, Heraldo Pereira, Ilze Scamparini, Luiz Fernando Silva Pinto, Marcelo Canellas, Orlando Moreira, Pedro Bial, Renato Machado, Sandra Passarinho e Tino Marcos.

“Não queria que tirassem ninguém dali. Agora, acho que eu não ter sido convidado foi um problema pessoal de quem estava escolhendo. Aquilo foi para me machucar, e me machucou. A decisão era dos chefes e eles fizeram o que quiseram fazer. Muita gente, nas ruas, disse que era um absurdo eu não estar ali.”

Marcos Uchôa

Ainda ao podcast Inteligência Limitada, Marcos Uchôa atribuiu as demissões em massa na Globo ao presidente Jair Bolsonaro. Na entrevista concedida na segunda-feira (23), ele afirmou que o chefe do Executivo impôs um sistema de contratação prejudicial ao canal, o que culminou no corte dos grandes salários nos últimos anos.

Uchôa afirmou que a emissora passa também por uma crise financeira. “A Globo está sofrendo, como muitos meios de comunicação, com a saída do dinheiro das mídias tradicionais e a entrada do dinheiro na internet. Por exemplo, o teu programa é um adversário, um concorrente que anos atrás não existia.”

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado