Exclusivo

Ex-chefão da CNN Brasil retorna para Record: "Muito bom voltar para casa"

Ex-diretor de jornalismo Givanildo Menezes havia sido contratado em 2019; em breve, outros profissionais devem deixar cargos de comando no canal a cabo


Givanildo Menezes retornou à Record após dois anos na CNN Brasil
"Fiquei dois anos distante e agora volto pra a Record TV com a mesma motivação e empolgação que tinha quando assumi meu primeiro desafio aqui em 2009", escreveu Givanildo Menezes - Foto: Reprodução/LinkedIn
Por Walter Felix, com Sandro Nascimento

Publicado em 22/01/2022 às 16:45,
atualizado em 22/01/2022 às 16:49

Chefão da CNN Brasil, Givanildo Menezes deixou o canal de notícias para voltar para a Record. Ele havia sido contratado em 2019 para ser diretor de jornalismo, com atuação no Rio de Janeiro, ainda na fase de implementação da rede no Brasil. O jornalista era o “homem de confiança” de Douglas Tavolaro, que deixou o cargo de CEO em março de 2021. O retorno ao canal de Edir Macedo ocorre pouco mais de dois anos após a troca de empresas.

O NaTelinha apurou que, nos bastidores da CNN Brasil, o clima não é dos mais favoráveis. A exemplo do chefão, diversos profissionais aguardam propostas e para serem realocados no mercado. Ginavildo Menezes deve ter sido o primeiro de uma lista de jornalistas que devem deixar, em breve, cargos de comando no canal a cabo.

O anúncio do retorno à Record foi feito por Givanildo em postagem em rede social. “Retomar uma trajetória e recomeçar uma história em um lugar onde fui e volto a ser muito feliz me impulsiona nesse momento da carreira”, escreveu ele, em publicação no LinkedIn. Em seu perfil, ele já se descreve como “chefe de redação na Record TV”.

“Depois de ter trabalhado dez anos na emissora, fiquei dois anos distante e agora volto pra a Record TV com a mesma motivação e empolgação que tinha quando assumi meu primeiro desafio aqui em 2009, ainda na Record TV RS. É muito bom voltar para casa. Obrigado por me receber tão bem, Record TV.”

Na Record, Givanildo Menezes, esteve à frente do departamento de jornalismo por quatro anos. Coordenou a cobertura de eventos internacionais, como a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, e chefiou as coberturas das eleições presidenciais de 2012 e 2014.

Em e-mail enviado à redação, Givanildo Menezes lembra que “partiu do zero” na implementação da CNN Brasil

O NaTelinha teve acesso ao e-mail que Givanildo Menezes enviou para toda a redação da CNN Brasil. “Foi uma jornada incrível. Foram muitos aprendizados e desafios vencidos ao lado de excelentes companheiros. Tijolo por tijolo (literalmente), construímos juntos um ambicioso e lindo projeto: inaugurar no Brasil a maior e mais relevante emissora de jornalismo do mundo”, escreveu.

No texto, Givanildo lembra que teve a missão de estruturar os escritórios do Rio de Janeiro e de Brasília, “partindo do zero”. Depois, assumiu a direção de jornalismo do Rio de Janeiro e, na sequência, a direção de estratégia em São Paulo, retornando, por fim, ao primeiro cargo.

“Precisei tomar a difícil decisão de dar um passo em outra direção nesse momento, mas estarei sempre acompanhando e torcendo pelo sucesso de cada um de vocês e da CNN Brasil, consequentemente.”

O e-mail cita ainda os responsável pelo convite que o fez ir para a CNN em 2019: Leandro Cipoloni e Virgilio Abranches, jornalistas que também deixaram a Record para assumir cargos de vice-presidentes de jornalismo e de programação no novo canal. O diretor-geral André Ramos também é mencionado entre os agradecimentos. Leia na íntegra:

Até logo

Foi uma jornada incrível. Foram muitos aprendizados e desafios vencidos ao lado de excelentes companheiros. Tijolo por tijolo (literalmente), construímos juntos um ambicioso e lindo projeto: inaugurar no Brasil a maior e mais relevante emissora de jornalismo do mundo. Na CNN Brasil, tive como primeira missão estruturar os escritórios do Rio de Janeiro e de Brasília, partindo do zero. Depois, a empresa me confiou a direção de jornalismo do Rio de Janeiro e, na sequência, a direção de estratégia em SP. Voltei para a direção de jornalismo com a mesma motivação e energia que sempre me moveram na carreira. Tenho orgulho. E já tenho saudades. Mas os legados ficam e os amigos nos acompanham pela vida. De todas as boas experiências nesse meu período da CNN, ter feito novos amigos e estreitado alguns laços que já existiam é o que mais me faz feliz. Precisei tomar a difícil decisão de dar um passo em outra direção nesse momento, mas estarei sempre acompanhando e torcendo pelo sucesso de cada um de vocês e da CNN Brasil, consequentemente. Agradeço a todos vocês que caminharam ao meu lado até aqui. Agradeço a cada um que confiou em mim e no meu trabalho, tanto aos que embarcaram nesse projeto a meu convite quanto aos que me convidaram a fazer parte dele: os VPs Leandro Cipoloni e Virgilio Abranches, que sempre foram para mim referência na carreira e suporte essencial na condução dos trabalhos na CNN. E ao nosso diretor-geral André Ramos, minha gratidão por ter me recebido tão bem de volta ao grupo de diretores de jornalismo e confiado também no meu trabalho. Obrigado pela confiança e por tudo o que me ensinaram até aqui. E a essa equipe tão cheia de talentos e de pessoas inspiradoras, eu agradeço cada momento, cada Breaking News exibido, cada plantão vencido, cada furo conquistado. Foi muito bom caminhar ao lado de vocês todos. Muito obrigado e até logo!

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado