Melhor analista

Natuza Nery vira recordista de votos no Melhores do Ano NaTelinha 2021

Jornalista recebeu mais de um milhão de votos na premiação


Natuza Nery de blusa verde no cenário da GloboNews falando para a câmera
Natuza Nery é comentarista de política no Grupo Globo - Reprodução/Globo News

Natuza Nery obteve o maior número de votos individuais na premiação do Melhores do Ano NaTelinha 2021. A jornalista ficou com 57,6% da votação total de sua categoria, o que, em números, significou cerca de um milhão e cem mil votos. Concorrendo como Melhor Analista, a comentarista política disputou com Basilia Rodrigues, Andreia Sadi, Miriam Leitão e Gerson Camarotti. O segundo colocado também teve um resultado expressivo e conquistou 700 mil votos.

Em tempos de fake news ganhando cada vez mais espaço nas redes sociais, a função social do jornalista teve mais importância, inclusive do analista, que costuma traduzir a notícia para o telespectador. Com seu jeito bem humorado, ela é comentarista de política no canal de notícias GloboNews, colunista e podcaster no portal de notícias G1, onde mantém o Blog da Natuza Nery e participa do podcast Papo de Política. Também faz participações semanais na Rádio CBN e ministra aulas de Jornalismo Político na prática.

Em seu Instagram, a jornalista conta que renegava os assuntos políticos, mas em dois meses se apaixonou pela cobertura política. "De 2013 pra cá, o Brasil deu muitas cambalhotas na política e o interesse pelo jornalismo aumentou demais. Traduz o momento porque ele embala o momento e entrega para uma audiência isso. Mas a política tá presente e, se a política tá presente, o jornalismo político tá do lado. Não existe uma coisa sem a outra", pontuou, em um vídeo publicado nas redes sociais.

Nery, assim como os outros vencedores da 12ª edição do Prêmio Melhores do Ano NaTelinha, receberá um troféu desenvolvido especialmente para a ocasião. No ar desde 2010, a premiação se consolidou como uma das mais relevantes e tradicionais do país entre os profissionais de mídia de todas as telas, batendo recordes de votação e engajamento a cada ano. Em 2021 não foi diferente. No ar entre os dias 22 de novembro e 10 de dezembro, a página registrou nova marca histórica: foram mais de 19.213.222 votos e grande repercussão nas redes sociais e televisão.

Natuza Nery vira recordista de votos no Melhores do Ano NaTelinha 2021

Jornalismo não foi a primeira opção de carreira de Natuza Nery

Fenômeno de votos no prêmio Melhores do Ano NaTelinha, Natuza Nery por pouco não seguiu outra profissão. A paulistana estudou desenho industrial em uma renomada faculdade de São Paulo, mas não concluiu o curso. Foi em Brasília que ela decidiu trocar de carreira e mergulhou de vez no jornalismo. Antes da TV, Nery trabalhou na Reuters, onde cobria política, agronegócio e economia. Na maior agência de notícias do mundo, deu furo de reportagens importantes, como quando, no governo Lula, revelou que o Brasil emprestou dez milhões de dólares para o FMI, então um dos grandes credores do país. No caso do Mensalão, publicou reportagem investigativa que revelou que os saques do publicitário Marcos Valério coincidiram com votações polêmicas no Congresso Nacional.

Já entre as coberturas mais marcantes da carreira da jornalista enquanto esteve na Reuters, estão as primárias que culminaram na indicação de Barack Obama como candidato à Casa Branca pelo partido Democrata em 2008 e o terremoto no Haiti em 2010.

Em 2010, Nery deixou a agência britânica para trabalhar como repórter na filial de Brasília do jornal Folha de S. Paulo, no qual cobria o Congresso Nacional e o governo federal. Três anos depois, se tornou repórter especial e em 2015 assumiu a coluna Painel, substituindo a jornalista Vera Magalhães.

Enquanto ainda estava no Jornal, recebeu um convite para participar do quadro semanal Meninas do Jô, do extindo Programa do Jô, da Rede Globo, no qual jornalistas comentavam as notícias de política mais relevantes da semana. Em fevereiro de 2017, Nery deixou a Folha de S. Paulo para trabalhar exclusivamente para o Grupo Globo, no qual permanece até hoje.

Confira todos os vencedores do Melhores do Ano NaTelinha:

Logo Melhores do Ano 2023
Melhores do Ano NaTelinha 2023

Foram quase 53 milhões de votos para eleger os grandes destaques de todas as telas. Conheça os vencedores.

CONFIRA
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado