No Chile

Apresentador que inspirou Silvio Santos a fazer o Teleton anuncia afastamento: "Estou cansado"

Don Francisco começou a maratona solidária em 1978


Don Francisco de terno azul marinho, camisa branca e gravata vermelha
Don Francisco é o 'Silvio Santos chileno' - Reprodução/Canal 13
Por Redação NT

Publicado em 06/12/2021 às 16:15,
atualizado em 06/12/2021 às 16:20

Com 27 horas de duração, chegou ao fim no sábado (4), a última edição do Teleton chileno sob o comando de Don Francisco. O apresentador mais conhecido do Chile iniciou a maratona solidária em 1978 e foi o responsável por implementar o formato na América Latina, tendo, inclusive, inspirado Silvio Santos a trazer o programa para o Brasil. Durante o Teleton do último fim de semana, o veterano anunciou que está se afastando da campanha e, em determinada altura da transmissão, lamentou a exaustão: "Estou cansado".

Diferentemente do dono do SBT, Don Francisco entrava ao longo de toda a maratona, e não somente no início e no fim. Esta edição do Teleton arrecadou mais de 35 milhões de pesos chilenos e superou a quantia arrecadada no ano passado, mesmo em um período difícil. "Parece que a pandemia não é o mais importante, mas realmente limita muito, principalmente para coisas como apresentações artísticas, números musicais", disse o comunicador ao jornal local La Tercera, acrescentando ainda que não foi fácil chegar às 27 horas.

No fim do programa especial, Don Francisco agradeceu às pessoas que trabalharam para tornar a campanha possível. "Muito obrigado a todos os que colaboraram. Este sempre foi um evento transversal e aqui apenas procuramos a oportunidade de dar visibilidade à deficiência e continuar a servir às famílias e os nossos doentes. Boa noite, muito obrigado", encerrou ele.

Don Francisco diz que Teleton chinelo precisa de renovação

Um dia após apresentar seu último Teleton, Don Francisco anunciou que se afastará do evento e disse que a campanha precisa de renovação. "Efetivamente, a partir de hoje, vou me afastar. Eu acredito que o Teleton precisa se renovar. Eu creio que o que fizemos nesses 42 anos foi extraordinário, fantástico. O Teleton precisa de novas gerações", declarou, durante uma coletiva de imprensa.

Em 1978, a primeira edição do Teleton arrecadou 84 milhões de pesos chilenos, destinados à construção do primeiro instituto de reabilitação infantil. A cruzada se estendeu por vários países, incluindo o Brasil. Agora aberto a novos representantes, o Teleton no Chile pode ficar sob o comando da apresentadora Cecilia Bolocco. "Me emociona toda essa expectativa de que eu seja a sucessora. Primeiro, Mario não tem sucessores, é impossível. Segundo, estarei sempre presente, independentemente do cargo", afirmou a comunicadora.

No Brasil, o Teleton é exibido pelo SBT desde 1998 e conta com a participação de cantores e artistas de diversas emissoras, em prol da AACD, Associação de Assistência à Criança Deficiente. 

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado