Declínio

Em crise no SBT, Ratinho perde da Record e não é vice desde maio

Programa do Ratinho vem em viés de queda


Ratinho triste de cartola
Ratinho vê audiência cair e segunda colocação ir embora - Foto: Reprodução/SBT

O Programa do Ratinho completou 23 anos no ar em setembro no SBT sem muitos motivos para comemorar. A atração comandada por Carlos Massa acumula perda de 11,5% de audiência desde janeiro, quando marcou 6,1 pontos de média na Grande São Paulo e ainda era vice-líder. Em setembro, caiu para 5,4 e desde maio não é mais o segundo lugar no pódio.

A Record, que ficou atrás de Ratinho entre janeiro e maio, observou sua audiência disparar. No primeiro mês do ano, a emissora do bispo Edir Macedo marcou 5,8 pontos no confronto e a partir de maio, assumiu a vice-liderança e em setembro atingiu sua melhor performance, com 8 pontos no Ibope, um ganho de 38%.

No horário, ainda, a Globo também teve uma substancial queda, dos 20,7 pontos na faixa em janeiro para 17,9 em maio, o que representa um decréscimo de 13,5%. No verão, a líder de audiência ainda exibia a edição especial de A Força do Querer (2017) e o BBB21.

A queda de Ratinho no SBT

Devido a baixa audiência do "roedor", o SBT resolveu escalar A Usurpadora na próxima quarta-feira (6) para ser exibida diariamente antecedendo o programa de auditório. Serão 25 capítulos para tentar turbinar os números do horário nobre. O cenário é bem diferente daquele de dois anos atrás, quando o Programa do Ratinho alcançava com certa frequência os dois dígitos e assegurava o segundo lugar no Ibope contra a Record.

Ratinho vem tentando reverter seu momento difícil no Ibope desde o início de 2021. Em fevereiro, o apresentador demitiu o diretor Walter Scaramuzzi e contratou Cezar Scarpato para o cargo. O programa teve ajustes no cenário e passou a exibir novos quadros.

Dentro do SBT, buscam-se explicações para a queda de Ratinho, que vai desde o formato que possa estar desgastado ou que seu alinhamento ideológico com o presidente Jair Bolsonaro e interesses na política possam fomentar uma rejeição entre o público da emissora. Hoje, no SBT, Ratinho é o principal militante do presidente.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado