Boca aberta

Olimpíadas: Jornalista é demitido após comentário racista sobre atleta

Canal rompeu vínculo com comunicador após afirmações polêmicas


Jornalista grego durante programa; atleta asiático com raquete na mão
Olimpíadas: Jornalista é demitido após comentário racista sobre atleta - Foto: Reprodução

O jornalista grego Dimosthenis Karmiris foi demitido do canal ERT nesta semana. O profissional foi desligado da emissora após fazer comentários racistas durante a transmissão de um jogo das Olimpíadas de Tóquio 2020 ao vivo. Enquanto comentava a partida de tênis de mesa entre o sul-coreano Jeoung Young-sik contra o grego Panagiotis Gionis, na segunda-feira (26), o comunicador questionou a habilidade do jogador asiático por conta de sua característica física.

"Coreanos não jogam tênis de mesa. Os olhos deles são estreitos, então não consigo entender como eles podem ver a bola se movendo para lá e para cá", disse o jornalista. Nas redes sociais, internautas criticaram o comentário do profissional, gerando um grande protesto contra o jornalista.

"Isso é absolutamente ridículo; e a gente se pergunta de onde vem o racismo sistêmico?", perguntou uma internauta. "Sejam gentis. Ele acabou de chegar dos anos 1960 por meio de uma máquina do tempo", ironizou outra seguidora. Em um comunicado, a ERT confirmou a demissão do jornalista.

"Comentários racistas não têm lugar na televisão pública. A colaboração entre a ERT e Dimosthenis Karmiris foi encerrada hoje, imediatamente após o programa matinal", informou o canal. Sobre a referida partida do tenis de mesa entre Grécia e Coréia do Sul, o coreano ganhou a competição.

Richarlison é vítima de racismo

O atacante da seleção brasileira e do Everton (ING), Richarlison, foi alvo de comentários racistas nas suas redes sociais. As ofensas foram feitas por torcedores chilenos após o Brasil vencer o Chile por 1 a 0, em jogo válido pelas quartas de final da Copa América, eliminando a equipe da competição.

A conta do jogador no Instagram recebeu diversos comentários ofensivos, sendo que a maioria das ofensas eram racistas, com emojis de macacos e bananas. Além disso, em outras postagens do atacante, havia comentários com emojis de palhaço ou provocações afirmando que ele deveria tentar ficar de pé em campo.

 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado