TV aberta

Com cortes na Globo, como fica o esporte na TV em 2021?

Setor esportivo vive momento diferente na televisão


Gabigol (à esquerda) e corrida de Fórmula 1 (à direita) em foto montagem
Eventos estão espalhados pela TV aberta - Foto: Montagem
Por Redação NT

Publicado em 15/04/2021 às 05:37,
atualizado em 15/04/2021 às 11:19

Durante décadas, a Globo foi responsável por transmitir os principais eventos esportivos, mas isso começou a mudar desde o ano passado. O processo de reformulação do projeto Uma Só Globo e a chegada da pandemia da Covid-19 fizeram o canal realizar renegociações e devolver competições que não estivessem dentro do seu orçamento. Por conta disso, as concorrentes da TV aberta passaram a buscar os principais torneios do esporte e hoje o público pode acompanhar a Libertadores, por exemplo, no SBT.

A emissora carioca era responsável pelos direitos de transmissão do torneio continental até o ano que vem, entretanto, como não conseguiu diminuir os valores de pagamentos, ela rescindiu o contrato e não conseguiu adquirir novamente. A Libertadores parou na emissora de Silvio Santos, assim como a Champions League.

Os Campeonatos Estaduais também sofreram com a economia da Globo. O Campeonato Carioca, uma das competições mais tradicionais do Brasil, deixou o canal e foi parar na Record. Isso ocorreu porque o Grupo Globo não aceitou pagar os valores pedidos pelo Flamengo, no ano passado, criando uma má relação com a FERJ (Federação Esportiva do Rio de Janeiro).

Com a subida do dólar, a Globo passou a repensar os seus contratos e até dispensou a Fórmula 1, que hoje faz parte da programação da Band.  Isso não significa que a emissora carioca tenha perdido espaço, muito pelo contrário. Ela ainda possui os dois principais torneios de futebol do Brasil e é detentora dos direitos dos Jogos Olímpicos do Japão.

Com a democratização do esporte, o NaTelinha fez um raio-x dos canais da TV aberta que o público poderá ver os principais torneios esportivos.

Confira:

Globo

Com cortes na Globo, como fica o esporte na TV em 2021?

A Globo iniciou sua temporada 2021 com campeonatos estaduais, como os Paulista, Mineiro, Gaúcho, Pernambucano, Goiano, Paraibano e do Mato Grosso. Porém, ela transmitiu a Supercopa do Brasil e iniciou as transmissões da Copa do Brasil, inclusive no SporTV e pay-per-view.

Os canais do Grupo Globo – tanto na TV aberta quanto na TV fechada – ainda exibirão jogos da seleção brasileira pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo e o Campeonato Brasileiro. A empresa também transmitirá os Jogos Olímpicos de Tóquio, enviando produtores e repórteres para o Japão, mas com os trabalhos liderados do Brasil, por conta da pandemia da Covid-19. A Globo promete mais de 200 horas de transmissões ao vivo apenas em TV aberta.

Outro torneio que terá total atenção dos profissionais da empresa é a Eurocopa. Maior competição de seleções da Europa, a emissora tentará chamar a atenção dos telespectadores com jogos com equipes que tenham grandes craques, como Cristiano Ronaldo, Mbappe, Neuer, entre outros.

Record

Com cortes na Globo, como fica o esporte na TV em 2021?

A emissora não fez o mesmo investimento no setor esportivo que a Globo, porém, não deixou os fãs de futebol órfãos. Após 24 anos, a emissora anunciou neste ano o retorno do Campeonato Carioca a sua programação. Ela comprou os direitos de transmissão por R$ 11 milhões.

Na primeira fase, o canal exibirá as partidas da competição para o Rio de Janeiro e outros estados, a maioria do Nordeste e Norte. Entretanto, na fase final, a Record passará os jogos para todo o país. Além do estadual carioca, o Campeonato Sergipano é exibido localmente.

SBT

Com cortes na Globo, como fica o esporte na TV em 2021?

O canal voltou a investir pesado na programação esportiva, tanto que retomou no ano passado o Arena SBT. Na área estadual, a emissora tem exibido os campeonatos Piauiense e Paranaense. Contudo, os torneios não são transmitidos para todo o país, ficando restrito apenas nas regiões em que ocorrem as competições.

Entretanto, o SBT tem os dois principais torneios continentais do mundo: a Taça Libertadores da América, que já estreou, e a Champions League. O torneio europeu só começará a passar na programação da emissora a partir do segundo semestre, quando se inicia a nova temporada da Europa.

Agora o canal está muito perto de anunciar mais uma grande competição: a Copa América. O acordo verbal entre a empresa e a Conmebol foi fechado, mas ainda falta o contrato ser assinado e ambas as partes anunciarem o torneio no SBT.

Band

Com cortes na Globo, como fica o esporte na TV em 2021?

No futebol, a Band tem exibido os campeonatos de Alagoas e do Rio Grande do Norte. Porém, através do Show do Esporte, a emissora tem transmitido grandes competições, como o Campeonato Alemão, Italiano, Brasileirão Feminino, Brasileirão Sub-20 e Copa do Brasil Sub-20.

No automobilismo, o canal tem exibido a Stock Car Brasil, Copa Truck e Porsche Cup Brasil. Mas, sem dúvidas, a maior conquista da empresa foi o direito da Fórmula 1. A competição retornou a programação da Band após 40 anos, contando com uma equipe experiente, como Reginaldo Leme e Mariana Becker. Há ainda transmissões de partidas da NBA, maior campeonato de basquete do mundo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado