Efeito coronavírus

SBT não segue Globo e Record e decide futuro das novelas na pandemia

Emissora não quer colocar profissionais em risco


Elenco de As Aventuras de Poliana sorrindo durante gravações no SBT
As Aventuras de Poliana foi a última novela inédita exibida pelo SBT- Foto: Reprodução/SBT

Suspenso desde março do ano passado, o setor de dramaturgia do SBT não tem previsão para voltar a gravar. E a direção, com o aval de Silvio Santos, definiu que a retomada dos trabalhos na área só acontecerá com a diminuição de casos da Covid-19 e com pelo menos boa parte do elenco de Poliana Moça vacinada. Apesar de parte dos programas de auditórios já estarem em estúdios, a alta cúpula do canal entende que novelas são mais complexas de serem realizadas, porque conta da necessidade de uma equipe maior e pelo novo folhetim da emissora se composta, em sua maioria, por crianças e pré-adolescentes.

Mesmo com a reprise de Chiquititas em baixa – a audiência da trama tem girado em torno de 6,0 e 7,0 pontos – a emissora não tem pressa para voltar a gravar. Conforme apurou a reportagem, a expectativa que as gravações só voltem a acontecer nos estúdios no ano que vem. Procurada pelo NaTelinha, a assessoria de comunicação do SBT confirmou que a dramaturgia só voltará quando o número de casos de Covid-19 cair em todo o país e ainda acrescentou: “O ideal é que todos da faixa etária do elenco da novela estejam vacinados".

Em junho de 2020, à nossa reportagem, Fernando Pelégio, diretor artístico do SBT, detalhou sobre as dificuldade de voltar a gravar novelas com crianças e adolescentes durante a pandemia . "Existem restrições na televisão para proteger o menor de idade, e tem que existir mesmo. Tem que tirar o alvará e pedir para a Promotoria Pública autorização para gravar. Esse também é o grande problema para nossas novelas. Temos muitos menores de idade. Trabalhar com menores é muito complicado, além dos cuidados normais que uma pandemia exige, pelo amor de Deus expor um menor", disse.

SBT na contramão das concorrentes

SBT não segue Globo e Record e decide futuro das novelas na pandemia

Das três principais emissoras do país, o SBT foi a única emissora que não reativou os trabalhos no setor de dramaturgia. A Globo, em agosto do ano passado, determinou a volta das equipes de Salve-se Quem Puder e Amor de Mãe para finalizar os capítulos da segunda parte.

As gravações foram finalizadas ainda em 2020. O folhetim das 21h já está no ar com capítulos inéditos, enquanto no horário das 19h ainda está passando a reprise da primeira fase. Os novos capítulos estão previstos para serem exibidos a partir de maio.

Já a Record foi a primeira emissora a voltar com episódios inéditos com Amor Sem Igual (2020-2021). As filmagens retornaram em agosto e o público pode acompanhar os desdobramentos dos personagens do folhetim em setembro.

Porém, a Globo decidiu suspender as gravações de novelas e séries no mês passado por causa do colapso no sistema de saúde no Rio de Janeiro por causa da Covid-19. Em compensação, o canal do bispo Edir Macedo decidiu por não paralisar Gênesis, causando pânico na equipe, conforme noticiou o NaTelinha em primeira mão.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado