Sucesso

Cinco motivos para As Aventuras de Poliana fazer falta na TV

Novela infantil sai de cena com mais de 560 capítulos


Cena de As Aventuras de Poliana
As Aventuras de Poliana farão falta - Foto: Divulgação

As Aventuras de Poliana sai de cena nesta segunda-feira (13) e poderá deixar saudades para o público fiel. A história criada por Íris Abravanel, baseada num livro infantil, deixará de ter capítulos na tela do SBT a partir da próxima terça-feira (14), depois de três anos consecutivos no ar.

Mesmo com mais de 560 capítulos exibidos, a novela infantil sai de cena com o segundo melhor desempenho de todas as novelas voltadas para esta faixa etária no SBT, segundo levantamento feito pelo NaTelinha. E são muitos os motivos que farão o público do folhetim sentir saudades de As Aventuras de Poliana.

Motivos para As Aventuras de Poliana fazer falta

Única novela inédita no ar

Cinco motivos para As Aventuras de Poliana fazer falta na TV

Desde março, As Aventuras de Poliana era a única novela inédita no ar no Brasil por conta da pandemia do coronavírus. Quando o país entrou em quarentena para tentar conter o avanço da doença, todas as emissoras encerraram as gravações de suas novelas, inclusive o SBT. Mas como a emissora de Silvio Santos já tinha terminado todas os capítulos da primeira temporada, a produção permaneceu inédita até o último capítulo.

Agora, após a exibição do último capítulo, nenhuma TV aberta terá produções inéditas no ar, possivelmente ainda pelos próximos meses. A Globo ensaia um discreto retorno das gravações de Amor de Mãe e de Salve-se Quem Puder, mas ainda não oficializou uma data certa para o retorno das duas tramas. A Record segue o mesmo caminho, embora comece a organizar o retorno de Amor Sem Igual.

Única novela infantil no ar

Cinco motivos para As Aventuras de Poliana fazer falta na TV

Há algum tempo a TV aberta começou a diminuir drasticamente o espaço para o conteúdo infantil, justificando-se da proibição de publicidade para as crianças na televisão. Mesmo assim, no início da década o SBT encontrou o filão de novelas infantis e atingiu grande desempenho de audiência e recuperando a vice-liderança no Ibope na disputa contra a Record.

Mesmo com o desgaste da faixa e já sem conseguir manter os dois pontos de audiência, o SBT mantinha um público fiel de crianças, já que era a única emissora a oferecer programação infantil entre todos os canais de TV aberta.

Sucesso na internet

Cinco motivos para As Aventuras de Poliana fazer falta na TV

As Aventuras de Poliana é um dos maiores fenômenos da internet brasileira. Além de atingir alto desempenho nos números do Ibope enquanto está no ar, quase sempre brigando pelo segundo lugar na audiência, a novela também alcança alto desempenho em seu canal no YouTube.

Os capítulos da trama do SBT são disponibilizados na íntegra no canal da novela no YouTube e atingem mais de 2 milhões de visualizações para cada capítulo diariamente, mostrando que há um público fiel que acompanha o folhetim fora da TV aberta.

Larissa Manoela

Cinco motivos para As Aventuras de Poliana fazer falta na TV

Um dos maiores fenômenos infantis e que praticamente "nasceu" no SBT, Larissa Manoela sai de cena com o fim de Poliana. Embora a atriz continuará aparecendo no canal de Silvio Santos na reprise de Cúmplices de um Resgate, a atriz deixou o canal depois de praticamente uma década trabalhando em várias produções da casa.

Mesmo já tendo assinado com a Globo e sendo reservada para a novela Além da Ilusão, na faixa das 18h, não há prazo para que ela volte ao ar numa produção inédita, já que na fila ainda existe Nos Tempos do Imperador, que também não tem previsão de entrar no ar porque a Globo dará prioridade para retomar as gravações de Salve-se Quem Puder e de Amor de Mãe. Para o lugar de Novo Mundo, a Globo cogita Lado a Lado e até Flor do Caribe, que pode ainda voltar junto com Rock Story e A Força do Querer, caso seja necessário reprises em outros horários.

Trama para toda a família

Cinco motivos para As Aventuras de Poliana fazer falta na TV

Embora tenha um perfil de novela infantil, a autora Íris Abravanel sempre deixou claro que As Aventuras de Poliana é uma novela para toda a família. E os números do Ibope demonstram que os pais costumam acompanhar a produção juntos.

Normalmente crianças não costumam assistir outras novelas e, por conta de Poliana, muitas voltaram para a frente da TV aberta e levaram os pais a acompanharam a produção em família. Sem ela, há apenas as reprises para pais e filhos curtirem juntos, depois das últimas emoções de As Aventuras de Poliana.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado