Exclusivo

Xuxa é a sucessora de Hebe Camargo na TV, aponta pesquisa inédita

A apresentadora teve a preferência de 26,6% dos paulistanos


Hebe Camargo abraça Xuxa e sorri para foto durante seu programa no SBT
Para o público Xuxa Meneghel é sucessora de Hebe na televisão - Foto: Divulgação/SBT
Por Sandro Nascimento

Publicado em 24/03/2021 às 04:00,
atualizado em 24/03/2021 às 09:05

Xuxa Meneghel, 57, foi eleita pelo público como a sucessora de Hebe Camargo (1929-2012) na televisão. Este é o resultado de uma pesquisa inédita encomendada pelo NaTelinha ao Instituto ORBIS, realizada entre os dias 11 e 13 março. A rainha dos baixinhos foi apontada por 26,6% dos entrevistados contra 23,9% de Eliana, que ficou na segunda posição. Apresentadora da RedeTV!,Luciana Gimenez ficou no terceiro lugar com 20,1%. A reportagem procurou o filho de Hebe, Marcello Camargo, que concordou com o resultado da amostragem: “Eu vejo na Xuxa o carisma que assemelha muito a minha mãe”.

Foram entrevistadas 1041 pessoas em todo estado de São Paulo, principal praça para o mercado publicitário do país. O objetivo foi descobrir a opinião da população referente à grade televisiva e à preferência de apresentadoras para suceder Hebe Camargo na TV. A margem de erro da pesquisa é de 2,4% com 95% de confiabilidade.

As entrevistas foram realizadas por telefone, via URA ativa, e coletadas de forma automática com nomes pré-definidos tendo como opção, além de Xuxa, Eliana e Luciana Gimenez, estavam Angélica, que atingiu 14,9% da preferência, e Adriane Galisteu, lembrada por 14,5%. Para a amostragem foi dividida de forma proporcional as regiões do estado segundo ultimo Censo IBGE e foram consultados homens e mulheres de todas as idades.

 

A intenção de capturar tendências e opiniões dos paulistas quanto a questões relacionadas a programas e personalidades da televisão brasileira. A pesquisa sobre a sucessão de Hebe na TV é a terceira de uma série encomendada pelo NaTelinha.

"A informação correta e precisa, de absoluta credibilidade. É assim o perfil do INSTITUTO ORBIS DE PESQUISA, que está levando aos leitores do Na Telinha informações importantes sobre a televisão que a gente vê. Desde o Faustão, passando pelo Silvio Santos e agora o vazio deixado pela apresentadora Hebe Camargo, a ORBIS procurou, ouvindo 1041 pessoas, todas interessadas no que a TV mostra, capturar tendências e opiniões da população de São Paulo”, explica Fausto Camunha, presidente da ORBIS.

E continua: “A pesquisa, que não para por aqui e é inédita, foi realizada com inteligência artificial, robótica, usando os mais modernos meios de medição. É bom ressaltar que procuramos alcançar preferências e qualidades, ao invés daquela pesquisa tradicional que mede a audiência das emissoras". Camunha, antes de assumir a presidência da ORBIS, teve passagens pelo Grupo Bandeirantes, Rádio Jovem Pan, Diário Popular, Folha da Tarde e Globo.

Confira o resultado da pesquisa

Xuxa é a sucessora de Hebe Camargo na TV, aponta pesquisa inéditaXuxa é a sucessora de Hebe Camargo na TV, aponta pesquisa inéditaXuxa é a sucessora de Hebe Camargo na TV, aponta pesquisa inéditaXuxa é a sucessora de Hebe Camargo na TV, aponta pesquisa inédita

Embora lidere com 29,6% entre o público feminino, Xuxa fica tecnicamente empatada com Eliana e Luciana Gimenez na preferência dos homens.  Entre os mais jovens (de 16 a 19 anos), a artista do SBT supera todas as apresentadoras e marca 34,5%. Gimezez ganha na preferência dos paulistanos mais velhos (acima de 66 anos) e com maior poder aquisitivo.

Filho de Hebe diz que vê em Xuxa o carisma da mãe

Xuxa é a sucessora de Hebe Camargo na TV, aponta pesquisa inédita

Procurado pelo NaTelinha para comentar a pesquisa, o filho de Hebe, Marcello Camargo, também apontou a rainha dos baixinhos como substituta de sua mãe na televisão. “Eu vejo na Xuxa o carisma que assemelha muito a minha mãe, de encantar o público. Quando ela chegou na Record (em 2015) me reverteu muito”.  Em 1996, a Revista Manchete estampou em sua capa uma foto com as duas apresentadoras destacando uma declaração de Hebe sobre Xuxa: “Eu sou você amanhã”.  

Em dezembro de 2020, Meneghel encerrou sem contrato com a Record após uma trajetória de cinco anos. Na emissora, apresentou um programa com seu nome nas noites de segunda e outras duas atrações: Dancing Brasil e The Four. Sem contrato com nenhum canal, ela comentou durante sua participação no programa Eliana no SBT, no início de março,  sobre reduzir o ritmo de trabalho: “Não é uma questão de 'vou me aposentar', é uma questão de 'vou desacelerar'”.

No ano de 2015, Xuxa homenageou Hebe Camargo em sua estreia na Record; assista:

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado