Exclusivo

Maria Beltrão fala sobre preparação após lista de indicados ao Oscar: "Tento ver todos"

Jornalista é a apresentadora do Oscar na Globo e no Globoplay


Maria Beltrão segurando a estatueta do Oscar
Maria Beltrão apresentará a cobertura do Oscar 2021 - Foto: Divulgação

Apresentadora oficial da Globo para a cerimônia do Oscar, a jornalista Maria Beltrão já está se preparando para o evento, que terá cobertura da emissora e do Globoplay. E, uma semana depois de ter sido anunciada a lista com os indicados do maior prêmio do cinema mundial, ela garante que vem tentando assistir a todos os filmes indicados para levar a cobertura mais completa possível, embora faça um adendo de que o mais importante, no caso dela, é apresentar curiosidades sobre as obras, já que ela não é crítica.

Em entrevista exclusiva ao NaTelinha, Maria Beltrão diz que tenta ver todos os filmes, mas não promete. "Mas é claro que eu vejo todos os filmes. Se eu não ver todos os filmes, é porque é alguma produção que ainda não chegou ao Brasil e a gente não encontra em lugar nenhum. Isso acontece. Mas tento ver todos. É muita coisa (risos). E a gente começa a fazer exercícios antes pra saber quem pode ser indicado pra começar a ver antes das indicações, porque o tempo urge", revela.

A jornalista, no entanto, deixa claro que a sua obrigação vai muito além de simplesmente acompanhar as obras. "Mais importante do que eu assistir, já que a minha opinião não conta tanto, porque não sou comentarista e especialista em cinema, a minha função primordial é informar sobre os filmes, explicando que tal diretor ganhou o Oscar, que o cinegrafista é o mais velho possível, enfim, essas pílulas de informação são importantes. Mais do que minha opinião, eu informo sobre os filmes e isso que dá o trabalho", explica.

Para Beltrão, é preciso encontrar curiosidades porque ela está sempre em evidência ocupando espaço para atrair a atenção do telespectador. "Quando não tem a tradução, alguém discursando, eu que aponto detalhes do evento e dos filmes indicados. A minha pesquisa é imensa, porque eu pesquiso tudo sobre todas as categorias do Oscar, porque essa é minha função. Há especialistas ao meu lado, como a Dira Paes e o Arthur Xexéo, com a função de opinarem sobre os filmes", conta a jornalista.

Maria Beltrão e a equipe do Oscar

Maria Beltrão fala sobre preparação após lista de indicados ao Oscar: \"Tento ver todos\"

Mas Beltrão deixa claro que seu trabalho não é individual e que há uma equipe que estrutura a cobertura da Globo para a cerimônia do Oscar. "Eu troco ideia o tempo inteiro com a equipe, porque eles também me passam informações e curiosidades, mas isso é um trabalho meu individual, é uma coisa minha", diz explicando que foi uma decisão de início, quando assumiu a função.

"Quando fui chamada pra fazer o Oscar, lá atrás, comecei a assistir e me explicaram que precisava de uma tradução para o público brasileiro entender mais sobre filmes que não chegaram e nem chegariam ao Brasil. Então era preciso deixar aquilo atraente para o público brasileiro. Se eu falar para o público que determinado ator casou com determinada atriz, isso começa a interessar o público. Foi um método que criei lá atrás pra começar a apresentar o Oscar. E foi evoluindo com a diminuição da fala nas pílulas de informação", conta.

E ela deixa claro que é fundamental a parceria com a equipe para que o processo funcione e atinja o telespectador. "E trocar ideia com a equipe é essencial, porque ninguém é ninguém sem equipe e é a melhor coisa que existe. A gente cria o grupo com os comentaristas, a tradutora e a diretora do Oscar e trocamos figurinhas. O Xexéo me dá muita dica. É bem legal", garante.

A cerimônia do Oscar está previsto para acontecer no dia 21 de abril, exatamente daqui um mês, às 21h, no horário de Brasília. A Globo deverá realizar a cobertura do evento com pílulas na TV aberta para as principais categorias e com a cobertura completa no Globoplay.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado