Programação

Covid derruba Jornal Hoje temporariamente na Bahia e no Ceará

Jornais locais foram esticados pela cobertura


Globo
Jéssica Senra, Maju Coutinho e Luiz Esteves: âncoras locais e nacionais. Foto: Reprodução

O Jornal Hoje tem perdido espaço recentemente para o jornalismo local em alguns estados do Brasil. Na Bahia, ficou fora do ar por quatro dias consecutivos. No Ceará, o programa de Maria Júlia Coutinho só volta a ser veiculado na próxima segunda-feira (8). Oficialmente, a Globo explica que é um movimento natural, por conta das coberturas locais envolvendo a disparada de casos e mortes da Covid-19. Mas a audiência também vem sendo beneficiada da medida.

O estado vive um cenário de caos e Salvador entrou em lockdown parcial na tarde de sexta (26). No dia seguinte, sábado (27), a TV Bahia decidiu ampliar o espaço do Bahia Meio Dia, tirando de cena o Globo Esporte e o Jornal Hoje. O expediente seguiu até a quarta (3). Além da cobertura intensificada, houve espaço para exibição de matérias amenas e entradas ao vivo de repórteres de outras regiões.

Contudo, vale lembrar que em Salvador há uma disputa ponto a ponto por audiência, entre a TV Bahia (Globo) e a Record. Na semana passada, o Balanço Geral liderou com vantagem em três dias (22-24 de fevereiro). Na segunda, 22 de fevereiro, marcou 18,3 pontos, ante 10,7 da Globo no horário (Bahia Meio Dia fez 12,1, Globo Esporte 13,8 e Jornal Hoje 9,2).

Já com o Bahia Meio Dia ampliado, o cenário mudou. Na segunda (1), o jornal de Jéssica Senra marcou 16,4 pontos, ante 19,2 da Record, com o Balanço Geral. Na terça (2), a diferença diminuiu: 16,6 x 15,0 da Globo. Na quarta, último dia da exceção, o programa liderou: 15,5 x 15,1 da Record.

Nesta quinta (4), a programação voltou ao normal na Bahia. Mas foi a vez da TV Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará, aderir ao expediente até a sexta (5). “A decisão, alinhada com o jornalismo da Globo, é motivada pelo compromisso de informar. A população precisa entender o momento que estamos passando e ampliar o espaço do jornalismo local permite detalhar o decreto, ouvir o governador do estado e outras autoridades, abrir espaço para os empresários e toda classe produtiva”, justificou a afiliada.

Procurada pelo NaTelinha, a Globo reitera que esses episódios se tratam de “uma adaptação temporária na programação para dar mais espaço às informações sobre o combate à pandemia” nessas localidades. “Sempre que necessário, a programação é alterada para dar espaço a coberturas locais e prestação de serviço, independentemente da praça, seja com plantões rápidos, com coberturas especiais ou com mudanças temporárias na programação”.

A emissora também nega testes de programação: “Não haverá alteração na exibição nacional do Jornal Hoje, que este ano comemora seus 50 anos como um dos destaques do telejornalismo da TV Globo”.

Mais opinião no Bahia Meio Dia

Ainda sobre o Bahia Meio Dia, desde o último dia 22 de fevereiro o jornal ganhou um novo direcionamento, com a entrada do jornalista Vanderson Nascimento na apresentação, ao lado de Jéssica Senra. A ideia da TV Bahia é criar uma dobradinha entre ele e Jéssica, em estilo semelhante ao que ocorre no Bom Dia Rio, com Flávio Fachel e Silvana Ramiro.

O formato também dará à Jéssica (ainda) mais liberdade para opinar durante o programa, tal como faz desde que chegou na emissora, em maio de 2018. Pesquisas qualitativas realizadas pela afiliada mostraram um desejo do público de ver a âncora se posicionando mais vezes.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado