Exclusivo

GloboNews se preocupa com audiência matinal e estuda reforços contra CNN

Concorrência vem crescendo com jornal e quadro de opinião


Aline Midlej na GloboNews
Jornal apresentado por Aline Midlej deve sofrer ajustes na GloboNews

A direção da GloboNews está preocupada com a audiência matinal de seu principal telejornal no horário, o Edição das 10h, comandado por Aline Midlej. Nos últimos meses, o programa tem recebido alguns reforços para incrementar os índices. Outros estão sendo estudados para as próximas semanas. O motivo é simples: tentar se afastar da CNN Brasil e o CNN Novo Dia, que está subindo no Ibope e encostando principalmente no horário entre 9h e 11h.

Segundo apurou o NaTelinha, a principal medida será colocar os principais comentaristas da casa para estarem algumas vezes no Edição das 10h e criar debates. Outro ponto é apostar em entrevistas de peso que subam os números. A GloboNews fez um teste desta ideia no fim do ano passado, quando o programa Em Foco com Andreia Sadi foi exibido por algumas semanas e chegou a marcar o triplo da CNN no horário - 1,2 ponto contra 0,4 na medição do Painel Nacional de Televisão (PNT).

Outro ponto importante é aumentar as chamadas do jornal na programação. A GloboNews notou que muita gente troca de canal quando termina o GloboNews Em Ponto, apresentado por Júlia Duailibi, e não fica para o Edição das 10h. A ideia é impedir que o assinante tente trocar de canal ao dizer que o jornal seguinte vai manter o bom trabalho feito pelo que veio anteriormente.

Quadro da CNN Brasil incomoda GloboNews

GloboNews se preocupa com audiência matinal e estuda reforços contra CNN

Quem tem gerado todo esse barulho na GloboNews é o quadro Liberdade de Opinião, dentro do CNN Novo Dia. Na semana passada, por exemplo, nos dias 6 e 7 de janeiro, o quadro com Alexandre Garcia, Sidney Rezende e Rafael Colombo foi líder de audiência. No dia 6, marcou 0,9 ponto contra 0,6 da GloboNews. No dia 7, muito impulsionado pelo quadro a partir das 9h, o CNN Novo Dia empatou com a GloboNews em todo o horário das 6h às 11h, com 0,6 ponto.

O sucesso do quadro é tanto, que a CNN Brasil vai colocar uma nova versão dele no horário da tarde, dentro do Visão CNN, de Carla Vilhena. Nesta segunda-feira (18), Rita Lisauskas e Caio Copolla vão dar suas opiniões divergentes sobre os acontecimentos do mundo no programa. Rita tem uma visão mais à esquerda do mundo, enquanto Caio é extremamente conservador.

Vale ressaltar que, mesmo que tenha problemas na audiência com o Edição das 10h, a apresentadora Aline Midlej ainda é muito bem avaliada na GloboNews. Internamente, a jornalista é vista como um nome que vai ganhar espaço na Globo em TV aberta, mais cedo ou mais tarde. Porém, ajustes editoriais em seu jornal são vistos como algo necessário para essa tranquilidade acontecer.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado