Vem aí

Ativista que chocou o mundo, Greta Thunberg ganha documentário do National Geographic

Jovem ficou conhecida pelo seu discurso na ONU


Greta Thunberg sentada em protesto
Greta é a protagonista do documentário - Foto: Reprodução

O National Geographic vai lançar um documentário com imagens não publicadas sobre Greta Thunberg no próximo sábado (5), a partir das 21h. A produção mostrará como a adolescente se tornou uma das maiores vozes na luta contra as mudanças climáticas no mundo. Intitulado de Meu Nome é Greta, a produção exibirá os momentos em que a jovem se encontrou com diversos líderes governamentais, além de suas participações em protestos em vários países.

Com direção do diretor sueco Natha Grossman, o público terá um olhar mais íntimo e revelador sobre a jornada da adolescente. A produção foi filmada no estilo do cinéma vérité e contou com a participação da família Thunberg. Um dos diferenciais do documentário é a vida da jovem fora de eventos públicos, como sua relação com familiares em casa e seu processo de escrita dos discursos.

“Gostei muito do documentário e acho que dá uma imagem realista de mim e do meu dia a dia. Espero que os espectadores finalmente possam entender que nós jovens não fazemos greve escolar para nos divertir. Protestamos porque não temos alternativa. Muita coisa aconteceu desde que comecei com a greve escolar, mas infelizmente ainda estamos no zero”, disse Greta.

“As mudanças e o nível de consciência necessário não estão à vista. Tudo o que pedimos é que a sociedade enfrente a crise climática como uma crise, e que nos dê um futuro seguro. Acho que o documentário mostra o quanto estamos longe disso agora. Mostra também que a urgência da mensagem científica não está sendo compreendida”, acrescentou.

Diagnosticada com síndrome de Asperger, ela ganhou a simpatia de estrelas de Hollywood, delegados das Nações Unidas e até mesmo do Papa Francisco. Contudo, o filme também mostra que, apesar dos seus esforços, nem todos os pedidos feitos por ela são atendidos pelos políticos. Com a fama, a garota também passou a enfrentar discursos de ódio e até ameaças de morte.

Quem é Greta Thunberg?

Em 2018, Thunberg iniciou uma greve escolar com apenas 15 anos. Ela se sentou do lado de fora do Parlamento em Estocolmo todas as sextas-feiras e pediu ações reais dos líderes governamentais em relação ao efeito estufa e outras mudanças climáticas que estão atingindo o mundo. Logo sua imagem ganhou o mundo e seu movimento ganhou novos adeptos.

O seu movimento #FridaysForFuture já realizou diversas greves ao redor do mundo, menos na Antártica, com a intenção de proteger o meio ambiente. Com tanta popularidade, sua frase na ONU é considerada uma das mais importantes da história: “O mundo está acordando e a mudança está chegando, goste você ou não”.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado