Exclusivo

Atriz de Bacurau, Bárbara Colen se prepara para estrear em novelas: "Chance de aprender"

Sucesso no Brasil e no exterior, filme é o cartaz da Tela Quente nesta segunda-feira (30), na Globo


Bárbara Colen como Tereza no filme Bacurau
Com Bárbara Colen, Bacurau chega à Tela Quente nesta segunda (30); será a primeira exibição do filme na TV aberta - Foto: Divulgação/SBS Distribution

Um dos mais bem-sucedidos filmes brasileiros dos últimos anos, Bacurau é o cartaz da Tela Quente nesta segunda-feira (30), na Globo. A atriz Bárbara Colen, que vive Tereza, uma das protagonistas, tem carreira consolidada no cinema e se prepara para estrear em novelas em 2021. Em entrevista ao NaTelinha, ela fala sobre a primeira exibição do longa em TV aberta e dá mais detalhes sobre sua personagem em Quanto Mais Vida Melhor, próxima trama das 19h.

Dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Bacurau conquistou uma imensidão de fãs no Brasil desde seu lançamento nas telonas, em agosto de 2019. Também teve uma carreira vitoriosa nos festivais internacionais, levando o Prêmio do Júri em Cannes. Mesmo já consagrado, a apresentação pela primeira vez na Globo é marcada por grande expectativa, segundo Bárbara Colen.

"A televisão é outra dimensão: chegam 40 milhões de pessoas para ver na Tela Quente. Dá um frio na barriga, uma expectativa grande e uma sensação de mistério, mas acredito que as pessoas vão gostar. Bacurau tem todos os elementos para isso: é um filme bem brasileiro, engraçado, de gênero, com ação e efeitos especiais muito bem feitos", avalia a atriz.

Para ela, vários fatores, aliados à qualidade cinematográfica, contribuíram para o sucesso. "Bacurau foi lançado no momento em que, no mundo inteiro, não só no Brasil, as pessoas se sentem isoladas, sós. O filme trata do sentimento de grupo, com uma população que se reúne para resistir, lutar por uma causa em comum e contra toda forma de violência."

Para Bárbara Colen, Bacurau se ressignificou no contexto de pandemia

Atriz de Bacurau, Bárbara Colen se prepara para estrear em novelas: \"Chance de aprender\"

O título é referência à fictícia cidade no interior de Pernambuco, onde os moradores passam a ser atacados por um inimigo desconhecido e precisam pegar em armas para se defender. "Bacurau tem um lado universal que é o da opressão externa. Há um grupo que chega e oprime injustamente aquele povoado, e os espectadores se identificam com essa situação. É um filme muito humano e tem um efeito catártico. Quando começa a reação daquelas pessoas, o público se sente parte da vingança", pontua Bárbara Colen.

Para a atriz, houve um ressignificado neste contexto de pandemia. "Um bom filme, que está aberto e não fecha interpretações, uma obra viva, vai sempre passar por transformações de acordo com o período em que é visto. A pandemia nos fez aprender sobre coletividade, desde o momento do medo coletivo ao entendimento da necessidade do outro, da família, o que está muito presente na história."

A recepção do longa no exterior, especialmente nos EUA, surpreendeu os artistas envolvidos. Neste mês, a produção franco-brasileira foi indicada a melhor filme internacional pelo Gotham Awards, um dos termômetros para o Oscar. Em 2019, Bacurau perdeu a vaga da seleção brasileira para A Vida Invisível, de Karim Aïnouz, mas ainda pode disputar nas categorias gerais da próxima edição da premiação por ter estreado só neste ano no circuito norte-americano.

"As chances são pequenas. Depois daquela frustração de não ter sido o filme selecionado pelo Brasil no ano passado, ter Bacurau no Oscar seria incrível, a realização de um sonho para toda a equipe", comenta Bárbara.

Atriz interpreta ex-modelo em Quanto Mais Vida Melhor, próxima novela das 19h

Atriz de Bacurau, Bárbara Colen se prepara para estrear em novelas: \"Chance de aprender\"

Em 2021, Bárbara Colen será Rose em Quanto Mais Vida Melhor, novela de Mauro Wilson, com direção de Allan Fiterman, para a faixa das 19h da Globo. A personagem é uma ex-modelo que, no passado, abandonou a carreira ao engravidar. Ela viverá um triângulo amoroso com o marido Guilherme (Mateus Solano) e Neném (Vladimir Brichta), um amor do passado.

No domingo (29), a atriz mineira partiu para o Rio de Janeiro para iniciar o trabalho de caracterização; as gravações começam na próxima semana. Será a primeira experiência da artista em novelas. "É a chance de aprender essa linguagem da televisão, que é tão brasileira. A teledramaturgia é a nossa dramaturgia. Eu mesma vi muita novela desde pequena. Já temos entranhada em nós toda essa linguagem da novela", afirma.

"Também me encanta a possibilidade de ser vista por milhões de brasileiros todos os dias. A televisão tem esse lado democrático, de chegar na casa de muitas pessoas. Para mim, como artista, isso é realizador. De forma alguma sou uma atriz que quer ser vista só por uma elite. Pelo contrário, quanto mais chego nas pessoas, mais realizada eu fico."

Além de Quanto Mais Vida Melhor, Bárbara participa de diversas produções a serem lançadas no próximo ano. Ela está terminando as filmagens de Fogaréu, de Flávia Neves, com previsão de estreia para abril. Também atua nas séries Hit Parede, do Canal Brasil, e Onde Está Meu Coração?, do Globoplay.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado