30 anos da estreia

Titãs, Paralamas e Marina Lima: como foi o primeiro Disk MTV

Parada musical era apresentada por Astrid Fontenelle


Astrid Fontenelle apresenta o primeiro Disk MTV, em 1990
Astrid Fontenelle apresenta o primeiro Disk MTV, em 1990 - Foto: Reprodução/MTV Brasil

Durante mais de 15 anos, por volta das 18h, boa parte dos adolescentes brasileiros parava em frente à TV para torcer pelo seu artista favorito no Disk MTV, parada musical que estreou junto com a MTV Brasil, em 20 de outubro de 1990. Quais foram os clipes mais votados do primeiro programa?

A estreia não foi, digamos, tão democrática assim, mas por um motivo compreensível. Com algumas horas no ar, a MTV nem público tinha, por isso o primeiro ranking foi elaborado pela própria apresentadora da atração, Astrid Fontenelle.

"É claro que nesta primeira [parada], você não pôde telefonar para a gente, mas eu mesma escolhi os clipes que nós vamos ver a partir de agora", explicou Astrid na abertura do Disk.

O programa consistia em listar os dez clipes mais pedidos pelos telespectadores e provocou as primeiras rixas de fãs-clubes, acentuadas no auge das boy bands. Ex-diretor de programação da MTV, Zico Goes revelou no livro  "MTV, Bota Essa P#@% pra Funcionar" que manipulava a parada musical para não repetir o ranking do dia anterior.

A primeira lista foi divulgada por Zeca Camargo, ex-VJ da MTV entre 1990 e 1994, em vídeo no Instagram. Ele mostrou a relação de clipes enviada a ele por Astrid.

O Disk de estreia, com as escolhas de Astrid, teve seis clipes brasileiros, incluindo um exclusivo da MTV: "Pólvora", de Os Paralamas do Sucesso (o canal havia firmado parcerias com gravadoras para produzir vídeos dos artistas e exibi-los na TV).

Também estão na parada o segundo clipe exibido pela MTV Brasil, "Groove is in the Heart", do grupo Deee-Lite, e o vídeo inaugural: Marina Lima, com "Garota de Ipanema".

Relembre a primeira parada musical do Disk MTV:

10) Titãs - "Deus e o Diabo"

9) Deee-Lite - "Groove is in the Heart"

8) Capital Inicial - "Todos os Lados"

7) Os Paralamas do Sucesso - "Pólvora"

6) Lobão - "Corações Psicodélicos"

5) INXS - "Suicide Blonde"

4) Sinead O'Connor - "Three Babies"

3) Engenheiros Do Hawaii - "Era um Garoto que Como eu Amava Os Beatles e os Rolling Stones"

2) Billy Idol - "Cradle of Love"

1) Marina Lima - "Garota de Ipanema"

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado