Novo normal

O que cada programa de auditório dominical está fazendo para voltar a gravar

Dominicais tiveram de se adaptar para retornarem aos estúdios


Montagem com a volta dos programas dominicais
Dominicais se adaptaram ao novo normal no retorno aos estúdios - Foto: Montagem

Cada programa dominical foram muito afetados pela pandemia do coronavírus. Por conta da natureza dessas atrações, Globo, SBT e Record cancelaram os trabalhos de A Hora do Faro, Eliana e do Domingão do Faustão no fim de março e início de abril por causa da quarentena. O retorno das gravações começou em maio e se estendeu pelo mês de agosto, mas com diversos protocolos sanitários que modificaram a essência dessas produções.

A televisão brasileira ainda está se adaptando ao chamado novo normal, tanto que alguns programas seguem sendo produzidos de forma remota, como é o caso do Conversa com Bial e do Altas Horas. Mas faturamento e a curva descendente de audiência nas últimas semanas obrigaram as emissoras a cancelarem as reprises aos domingos e convocarem seus profissionais para a volta ao trabalho, mesmo que respeitando uma série de regras para evitar a contaminação.

Um dos primeiros programas a retornar foi o Domingo Legal. Por ordem da cúpula do SBT, Celso Portiolli foi convocado para assumir a apresentação diretamente dos estúdios, após mais de dois meses de reprises e houve muitas novidades. O carro-chefe da atração no retorno foi o Passa ou Repassa, quadro que sempre deu retorno de audiência e costuma colocar a emissora na vice-liderança com folga na briga com a Record.

Para evitar qualquer contato físico, a direção do programa criou um mecanismo em que a torta é lançada contra o rosto dos participantes sem que haja a necessidade de proximidade. A decisão aconteceu para evitar que haja o risco de contaminação pelo coronavírus. O SBT também adotou testes rápidos para a equipe, que foi reduzida, e também para os convidados durante as gravações da atração. Evidentemente não há a presença da plateia, que interage apenas virtualmente.

Dominicais: Eliana e Rodrigo Faro

O que cada programa de auditório dominical está fazendo para voltar a gravar

Eliana teve seu retorno anunciado antes de seu principal concorrente, o Hora do Faro. E logo no retorno já houve uma polêmica, já que a direção do programa mostrou a criação de um plástico do abraço para que os convidados pudessem abraçar a apresentadora ou uns aos outros. Acontece que, embora tenha retornado a gravar depois, Rodrigo Faro adotou o mesmo recurso e estreou antes na Record.

A polêmica acabou tomando conta das redes sociais, já que internautas apontaram a decisão dos diretores do Hora do Faro como plágio ao recurso usado pelo Eliana. Mas a controvérsia acabou sendo deixada de lado quando a apresentadora Eliana foi diagnosticada com o novo coronavírus e se afastou das gravações do programa por duas semanas, acendendo um sinal de alerta entre todos.

Eliana ficou em isolamento domiciliar, dando notícias para os fãs e seguidores por meio das redes sociais e sempre deixando claro que estava assintomática em praticamente todo o tempo, mesmo testando positivo tanto ela quanto o restante da família. No início de agosto, o SBT anunciou que ela estava curada da doença e voltaria às gravações.

Dominicais: Faustão

O que cada programa de auditório dominical está fazendo para voltar a gravar

O último a voltar aos estúdios foi o Domingão do Faustão, até pela idade do apresentador Fausto Silva, que tem 70 anos e faz parte do grupo de risco. O retorno, no mês de agosto, chamou a atenção do público, mesmo que a Globo já tivesse voltado praticamente com toda a programação, embora tenha esquecido o Se Joga no churrasco. E o retorno foi cheio de protocolo sanitário.

O próprio Faustão anunciou as mudanças para poder voltar aos estúdios. "Esse tempo todo, eu repito, normalmente esse programa é feito com cerca de 300 pessoas e estamos fazendo com 65 integrantes. Nosso super balé tem 40 bailarinas, hoje com 15. Obedecendo todos os protocolos das atividades sanitárias. E o público do Brasil está aqui, o chamado público virtual mais ligado do que nunca”.

Dominicais: Dança dos Famosos

E a volta do Domingão chamou a atenção ainda mais pelo anúncio da Globo de que haveria nova temporada do Dança dos Famosos, mesmo com a pandemia ainda em voga no mundo todo. Mas para lançar o novo ano do principal quadro do programa comandado por Fausto Silva, a emissora criou rígidos protocolos e modificou a dinâmica.

A emissora confirmou que, nesta temporada da Dança dos Famosos, a apresentação dos participantes será de máscara, assim como os ensaios físicos, que serão em menor número e substituídos por reuniões virtuais. Além disso, os participantes serão testados periodicamente para evitar contaminação do coronavírus. O júri irá aparecer no palco, mas separado por placa de acrílico.

Até o momento o Domingão já confirmou os primeiros seis participantes da nova edição. Entre as mulheres foram apresentadas Danielle Winits, Giullia Buscacio e Isabeli Fontana. Enquanto isso, entre as mulheres o anúncio foi de Bruno Belutti, da dupla com Marcos, Henri Castelli e Zé Roberto. Neste domingo (06), durante o programa serão anunciados os outros seis concorrentes.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado