Exclusivo

Globo muda contrato de atores e gera mais tensão nos bastidores

Emissora vai reduzir seu elenco fixo e priorizar contratos por obra


Bruno Gagliasso, Bianca Bin e Malvino Salvador
Montagem NaTelinha

Buscando uma equalização entre despesas e recebimento, a Globo resolveu controlar os gastos do departamento artístico. Além de um controle maior referente aos gastos materiais e prestações de serviços de terceiros, a cúpula decidiu rever a política contratual dos atores. Uma das primeiras medidas foi acabar com os contratos do primeiro time com reajustes anuais e diminuir seu elenco fixo. Essa nova realidade vem deixando os bastidores da emissora sob tensão.

Desde o segundo semestre do ano passado, vários artistas estão sendo chamados para uma renegociação dos contratos. Os que são mais importantes para a Globo, recebem uma proposta de continuação do vínculo por mais dois anos sem aumento de salário.

Foi assim recentemente com Juliana Paes e Renato Aragão. Outros não tiveram seus contratos renovados e a emissora acenou com a possibilidade de trabalho por obra, como aconteceu com Bruno Gagliasso, Bianca Bin, Bruna Marquezine e Malvino Salvador.

O NaTelinha apurou que desde o final de janeiro, aumentou a quantidade de reuniões no DA, como é chamado o departamento artístico da Globo, para decidir a nova lista dos dispensados. Internamente, as incertezas profissionais dos atores vêm deixando o clima pesado nos estúdios.

As novas condições da Globo

Globo muda contrato de atores e gera mais tensão nos bastidores

Uma das novas condições propostas para a Globo para renovar os contratos de atores que a emissora tem interesse, é o contrato por tempo determinado que varia de dois a três anos com 100% do valor acordado entre as partes quando o artista está no ar e 40% - valor que agora vigora como padrão - do salário quando não estiver trabalhando em um produto. Antes, quando o ator não estava em nenhuma produção, ele poderia receber até 60%.

Essa cláusula no contrato ocorre para evitar que o contratado fique muito tempo sem participar de um projeto de TV e negando personagens. Os principais astros e estrelas da casa estão agora nesse grupo, entre eles Juliana Paes, Paolla Oliveira, Tais Araújo, Lázaro Ramos, Adriana Esteves, Reynaldo Gianecchini e outros.

Além disso, tem os vínculos por obra que duram exatamente o tempo da produção. São os casos de Caio Castro e Marcos Palmeira, por exemplo. E é este modelo que a Globo estaria pretendendo adotar com aproximadamente 80% do seu elenco. Procurada, a emissora não se manifestou sobre a reportagem.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado