Memórias da Telinha

Há 10 anos, SBT lançava reality que testava limites do ser humano: Solitários

Solitários estreava no grade do SBT em 2010


Tom na cabine de Solitários
Tom, o primeiro campeão do Solitários - Reprodução/SBT

Em 11 de janeiro de 2010, há exatos 10 anos, o SBT escolheu o reality Solitários, comprado da Fox, para substituir Hebe em suas férias nas segundas-feiras.

Sem apresentador, Solitários tinha o objetivo de testar os limites humanos, seja físicos ou emocionais dos nove participantes postulantes ao prêmio de R$ 50 mil em barras de ouro.

Quem comandava o reality era Val, uma inteligência artificial que se comunicava com os participantes. Esse era o único contato que eles tinham, por voz.

Os jogadores ficavam isolados em suas respectivas cabines e participavam das mais variadas provas, testando força, raciocínio rápido, e provando que podem chegar ao limite da dor e até sono.

Todos os "convidados" de Val chegavam apenas com a roupa do corpo. E tinham que rebolar nas provas para conseguir algum conforto, já que a cabine, em um formato de octógono, era vazia. As gravações duraram cerca de 20 dias e o SBT se surpreendeu com o nível dos participantes, que fez com que elas durassem mais do que o previsto.

A primeira temporada rendeu crescimento de audiência para o SBT no horário, terminando com uma média geral de 7 pontos no Ibope na Grande São Paulo.

A segunda edição foi lançada no ano seguinte, mas fora gravada em 2010, logo depois do término da primeira. A emissora desafiou a imprensa com o iminente vazamento do campeão.

O ator Tom, da cabine número 9, foi o grande campeão da primeira temporada, enquanto a segunda foi vencida por André.

Por que não deu certo?

Embora a audiência do SBT tenha aumentado, Solitários ainda ficava atrás da Record. 

Apesar dos telespectadores se divertirem nas redes sociais com o sofrimento dos participantes, a popularidade na internet não se traduziu em números. Tanto que o reality patinou e se despediu com cerca de 5 pontos.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado