Globo

"Globo Repórter" mostra a importância da bicicleta na rotina dos brasileiros

Conheça histórias de de pessoas que usam a bicicleta como aliada


Globo Repórter
Globo Repórter

O "Globo Repórter" desta sexta-feira, dia 16/08, percorre o Brasil para conhecer a história de pessoas de diferentes idades, cidades e estilos de vida que fazem da bicicleta uma aliada por necessidade ou por escolha.

“Aprendi a andar de bicicleta já mais velho. E nunca imaginei que a bike pudesse ganhar um novo sentido quando morei no Japão, entre 2013 e 2018. No Rio ou em São Paulo, o pedal representa diversão ou necessidade, mas sempre acompanhados de uma série de preocupações: trânsito pesado, desrespeito de motoristas, estado ruim das ciclovias e violência urbana”, diz o repórter Márcio Gomes, que conta a história de um bike-boy de São Paulo que trabalha com entregas em uma bicicleta das 8h às 18h, percorrendo cerca de 100 km por dia.

Já Flavia Jannuzzi mostra as mudanças de quem trocou o transporte público pela bicicleta. Brasileiros que vão pedalando ou a pé para o trabalho têm seis vezes menos chance de contrair doenças crônicas.

O programa mostra também como vivem os moradores de Afuá, município do Amapá onde carro e moto são proibidos. Por lá, faça chuva ou faça sol, o meio de locomoção é a bicicleta. “Imagine andar em uma cidade sem a poluição dos carros, sem buzina, sem semáforo? Ninguém parece sentir falta de um veículo motorizado. Compras de mercado, material de construção, atendimento médico e dos bombeiros, táxi e policiamento, tudo é na bicicleta ou em suas variações com três e quatro rodas. Na hora de curtir uma música com os amigos, as bikes são incrementadas com aparelhagens de som potentes, que não deixam ninguém parado”, explica Fabiano Villela, que visitou a cidade.

O "Globo Repórter" vai ao ar logo após mais um capítulo da novela "A Dona do Pedaço", começando a partir das 22h20 (horário de Brasília), na tela da TV Globo.

 

Em Salvador, José Raimundo conhece um grupo de mulheres que se reúne para pedalar pela cidade, um remédio que, segundo elas, aplaca até os efeitos da menopausa: “Acompanhar as “Meninas no Pedal” foi uma experiência incrível. O grupo tem altíssimo astral”.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado