Foi breve

Mauro Naves se manifesta sobre demissão da Globo: "Consciência limpa"

Repórter se manifestou brevemente utilizando a descrição do Instagram


Mauro Naves
Mauro Naves tinha 31 anos de Globo - Divulgação

Demitido da Globo na última segunda-feira (08), após um mês afastado por envolvimento no caso Neymar e Nájila Trindade, Mauro Naves se manifestou brevemente sobre a decisão da emissora.

Utilizando a descrição do seu perfil no Instagram, o repórter que teve 31 anos de casa disse: "Com a consciência limpa e em busca de novos desafios! Deus no comando!".

No feed da rede social, a única publicação que faz pequena referência ao caso foi feita nessa quinta-feira (17), onde aparece tomando café com Walter Casagrande Jr., comentarista da Globo.

"Grande Casão! Você é um amigo que fiz pra durar a vida toda! Nossos papos sempre são instrutivos e divertidos. E no atual momento me ajudou muito a revigorar a alma!!", escreveu.

Mauro Naves se manifesta sobre demissão da Globo: \"Consciência limpa\"

Desligamento de Mauro Naves

A Globo anunciou o desligamento de Mauro Naves com um breve comunicado à imprensa.

"O Grupo Globo e o jornalista Mauro Naves decidiram encerrar consensualmente o contrato de prestação de serviços que mantinham. O Grupo Globo reconhece a imensa contribuição de Mauro Naves ao jornalismo esportivo e a ele agradece os 31 anos de dedicação e colaboração", disse a emissora.

Primeiro, o afastamento

Mauro Naves se manifesta sobre demissão da Globo: \"Consciência limpa\"

O jornalista teria atuado como intermediador de uma tentativa de acordo do craque da seleção brasileira e o primeiro advogado da modelo, contudo, não informou aos diretores do canal da sua ação.

Para anunciar o afastamento no início de junho, a emissora da família Marinho colocou William Bonner para ler uma nota oficial no “Jornal Nacional”. O âncora do principal telejornal do país explicou que Naves teria fornecido o telefone do pai de Neymar ao advogado José Edgard Bueno, porém, ele ganharia em troca uma entrevista exclusiva.

“Mauro Naves é um excelente profissional, com grandes contribuições ao jornalismo esportivo da Globo. Mas há evidências de que suas atitudes neste caso contrariaram a expectativa da empresa sobre a conduta de seus jornalistas”, explicou o canal.

O envolvimento de Mauro Naves foi revelado por Neymar Pai, desmentindo o advogado que havia dito que o empresário havia o procurado primeiro. A Globo confirmou a informação com o jornalista, que em sua defesa disse que passou o contato pensando em conseguir a informação com exclusividade e que entendia ter sido irrelevante a sua ação.

O afastamento deixou os telespectadores surpresos e profissionais do jornalismo do canal ficaram assustados, pois todos entendem que a ação de Mauro é comum na busca por furos de reportagem.

Contudo, diretores da Globo acreditam que Mauro deveria ter procurado seu superior quando a notícia vazou em outro veículo de comunicação e explicado sua participação, pois assim o canal não seria pego de surpresa.

Esposa de Mauro Naves desabafa

Mauro Naves se manifesta sobre demissão da Globo: \"Consciência limpa\"

Patrícia Naves, esposa do jornalista, desabafou sobre o então afastamento do marido e disse que ele não fez nada de errado.

“É muito difícil falar. Acho que ninguém deveria passar pelo o que o Mauro está passando”, desabafou. “Preferiria não falar, mas não posso. A dor que todos nós da família estamos passando, não desejaria ao meu pior inimigo”, ressaltou, demonstrando abatimento em uma entrevista ao programa "TV Fama", da RedeTV!.

Ela defendeu o comportamento de Mauro e lembrou do esforço feito por ele na emissora. “Meu marido é um homem sério, 32 anos de profissão dedicados ao trabalho, um coração enorme. Estou chocada com a repercussão que isso tomou em função de uma pessoa que simplesmente não fez nada”, declarou.

“Ele forneceu o número ao pai do Neymar depois que ligou para ele e perguntou se poderia dar o telefone. Qual o problema de você passar um telefone de uma pessoa com a autorização da outra?”, questionou.

Carreira de Mauro Naves

Mauro Naves se manifesta sobre demissão da Globo: \"Consciência limpa\"

Nascido no Rio de Janeiro, o jornalista começou na Globo em Brasília, cobrindo reportagens pela capital federal no período noturno. Sua primeira matéria na rede acabou sendo com o então futuro presidente da República, Fernando Collor, que denunciava os Marajás e conquistava fama nacional.

Sua ida ao esporte foi de uma maneira inusitada. Ele cobria um evento de tênis e a reportagem parou no “Jornal Nacional”. O diretor gostou e resolveu investir na imagem de Mauro no esporte. Em 1988, participou da equipe que cobriu os Jogos Olímpicos de Seul.

Ao longo dos seus 31 anos na Globo, tornou-se referência entre os repórteres, cobrindo a seleção brasileira em diversas competições, como as Copas do Mundo de 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018. Também se popularizou com suas coberturas na “Fórmula-1” e torneios de futebol de clubes.

“O meu forte, eu acredito, é o fato de estar sempre em busca de notícia. E dar a notícia não tem muitas maneiras de você mudar, é com seriedade, com credibilidade”, disse Mauro ao Memória Globo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado