Polícia

Apresentador do "Balanço Geral" dispara em pesquisa para prefeito de Vitória

Pesquisa do Instituto Paraná dá larga vantagem


Amaro Neto, durante apresentação do "Balanço Geral ES"
Amaro Neto, apresentador do "Balanço Geral" e deputado federal, lidera corrida eleitoral para prefeitura de Vitória

O jornalista e apresentador Amaro Neto é líder disparado na corrida para as eleições municipais da cidade de Vitória, no Espírito Santo. Lá, ele é conhecido por apresentar a versão local do "Balanço Geral", da TV Vitória, afiliada da Record no estado.

A pesquisa é do Instituto Paraná e foi divulgado nesta terça-feira (18) na página oficial da empresa na internet. Em todos os cenários da pesquisa estimulada, o jornalista que atualmente apresenta o programa apenas aos sábados aparece na liderança disparada.

Amaro Neto aparece com 27,6%, bem à frente de Carlos Manato, atualmente um dos nomes fortes do Governo Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados, que está com apenas 11% das intenções de voto. Logo depois, surge o nome de Sérgio Majeski com 9,5%, Fabrício Gandini (9,1%) e do Delegado Lorenzo Pazolini (8,5%). Outros nomes aparecem mais abaixo.

Mais cenários

Um novo cenário proposto pelo Instituto indica que o apresentador da Record mantém o mesmo percentual, enquanto Carlos Manato subiu para 11,6%. Os outros adversários seguem praticamente a mesma toada anterior.

Numa possibilidade sem o nome do Delegado Lorenzo Pazolini, Amaro aparece com 30,9%, enquanto Manato vai a 12,3%. Fabrício Gandini e Sérgio Majeski empatam com 10,3%.  Os pré-candidatos nanicos continuam com a mesma pontuação dos dois cenários anteriores.

Já na possibilidade de que não se candidatem nem o Delegado Lorenzo, nem Sérgio Majeski, o jornalista sobe ainda mais e chega a 31,3%. Bem abaixo, mas ainda na vice posição aparece Carlos Manato com 13,2%, enquanto Fabrício Gandini se consolida na terceira colocação com 11,2%.

No caso de Amaro não se lançar candidato, o cenário é mais disputado. Enquanto 22,8% afirmam que não votarão em nenhum candidato, Carlos Manato lidera com 15%, seguido de perto pelo Delegado Lorenzo Pazolini com 14,8%. Fabrício surge em terceiro com 11,5%, quase empatado com Sérgio Majeski que tem 11,1%.

A pesquisa realizada pelo Instituto Paraná ouviu 802 pessoas entre os dias 09 e 13 de junho e tem margem de erro de 3,5% para mais ou para menos e um grau de confiança de 95%. 

Amaro Neto na política

O jornalista se lançou na vida pública em 2014, quando foi eleito como o deputado estadual mais votado do Espírito Santo, com 55.408 votos. Dois anos depois, ele anunciou sua candidatura para a prefeitura de Vitória e conseguiu chegar ao segundo turno.

Na disputa acirrada com Luciano Rezende, Amaro perdeu por uma baixa diferença. O jornalista ficou com 48,81% dos votos contra 51,19% do vencedor. 

Em 2018, ele se candidatou para Deputado Federal e voltou a ser eleito como o mais votado na corrida eleitoral. Dessa vez, o apresentador do "Balanço Geral" obteve 181.813 votos, mais do que o dobro do segundo colocado.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado