Vai acabar?

Todas as novelas da TV aberta estão entre as principais audiências do Brasil

Todas as produções apareceram no ranking


novelas_ed6db822f4b244b89926fdd0175bfaca217d77b1.jpeg
Novelas da Globo são a principal audiência da emissora. Foto: Montagem

A afirmativa de que as telenovelas estão fadadas a acabar parece distante. Ao menos ao se considerar os números da última semana que mostram que todas as novelas exibidas na TV aberta brasileira aparecem no top 10 das maiores audiências de suas respectivas emissoras.

Levantamento exclusivo realizado pelo NaTelinha indica que, somando o top 10 de audiência das três maiores emissoras do Brasil, quase metade é ocupada por novelas, sejam inéditas ou reprises. Os números mostram que 43% das maiores audiências da Globo, SBT e Record foram ocupadas justamente por novelas.

Dos 30 programas mais vistos de Record, Globo e SBT, 13 foram novelas, ou seja, 100% das produções conseguiram aparecer na lista. O único folhetim exibido pela Band também aparece no ranking. Os números são referentes ao PNT (Painel Nacional de Televisores) e indicam a audiência do Brasil todo em medição do Kantar Ibope entre os dias 22 e 28 de abril.

Uma das maiores produtoras de dramaturgia do mundo, a Globo, colocou cinco novelas no seu top 10 de maiores audiência em todo o Brasil na semana passada. “O Sétimo Guardião”, mesmo em baixa, foi o programa mais visto do Brasil com média de 27,9 pontos no PNT. Na terceira posição do ranking da emissora apareceu “Verão 90” com 26,5. A novela das seis, a novata “Órfãos da Terra”, ficou na sétima posição com 21,7 de média.

Além dos três principais horários, as novelas ainda emplacaram mais duas posições no ranking da Globo na semana passada. A reprise de “Cordel Encantado”, no “Vale a Pena Ver de Novo” ficou na oitava posição com 19,4 pontos. Logo abaixo, surgiu “Malhação: Toda Forma de Amar”, com 19,0.

Se metade do top 10 da Globo foi ocupado por novelas, a Record chegou perto. O programa mais assistido da emissora pelo Brasil segue sendo a reprise de “A Terra Prometida” que, na última semana, fechou com 11,4 pontos. Logo após apareceu o último capítulo de “Jesus” e a primeira semana de “Jezabel” que, juntas, marcaram média de 9,4.

Em quinto lugar no ranking, a reprise de “Bela a Feia” continuou apresentando resultados altos. A novela marcou 7,8 pontos de média e foi a terceira novela a aparecer no top 10. Logo depois, fechando o ranking da Record, apareceu a também reprise de “Caminhos do Coração”, que fechou com 6,6 de média.

O SBT também colocou quatro novelas, assim como a Record, entre suas dez maiores audiências da semana passada. O topo ficou, claro, com “As Aventuras de Poliana” que fechou a semana com média de 10,7 pontos.

Como não houve “Programa Silvio Santos” neste domingo devido ao “Troféu Imprensa”, a reprise de “Cúmplices de um Resgate” subiu no ranking e ficou na vice-posição com 10,0 de média.

As duas reprises da tarde, as novelas latinas “A Que não Podia Amar” e “A Dona” também cresceram e apareceram no ranking, fato que costuma ser raro. A primeira obteve média de 8,1 e foi a oitava maior audiência do SBT no Brasil. Já a segunda fechou com 8,0 e ficou na décima posição.

A Band que exibe apenas uma novela conseguiu emplacá-la no seu ranking de maiores audiências. A trama turca “Minha Vida” foi a sétima maior média do canal no Brasil, com 1,6. Das cinco maiores emissoras do Brasil em que há medição do Kantar Ibope para o PNT, apenas a Rede TV! não exibe ou produz telenovela.

A tirar pela audiência da última semana pelo Brasil, parece bastante improvável que as novelas estejam perto do fim, como têm previsto alguns especialistas.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado