Classificação Indicativa

Mesmo fora do ar no SBT, "A Rosa dos Milagres" é reclassificada para maiores de 14 anos

Ministério da Justiça anda reclassificando boa parte das obras


Logotipo da novela "A Rosa dos Milagres"
A novela "A Rosa dos Milagres" foi reclassificada pelo MJ. Foto: Divulgação/SBT

O Ministério da Justiça decidiu reclassificar a série mexicana “A Rosa dos Milagres”, que vinha sendo exibida pelo SBT nos finais de tarde. Vinha, porque Silvio Santos decidiu cancelar a produção e colocou no lugar uma reprise da novela "A Dona", que vai ao ar desde o dia 1º de abril.

Mesmo assim, caso volte a querer exibir "A Rosa dos Milagres", ela não será recomendável para menores de 14 anos. A decisão foi publicada na edição desta quarta-feira (17) do Diário Oficial da União.

De acordo com o despacho 43/2009 do Processo 08017.000258/2019-57, “A Rosa dos Milagres” deixa de ser recomendável para maiores de 10 anos, como era até o momento por solicitação do próprio SBT.

O MJ analisou os capítulos da obra e entendeu que ela contém cenas que não são recomendáveis para menores de 14 anos. “Considerando que durante a análise do seriado foram identificadas tendências de indicação como ato violento, bullying, exposição de cadáver, lesão corporal, presença de sangue, morte intencional, estupro, pedofilia e situação sexual complexa”, cita o documento.

No despacho, o Ministério lembrou ainda que o contraponto apresentado pelos capítulos não foi suficiente para atenuar as fortes sequências, de modo a garantir a classificação de 10 anos. E lembrou ainda que o SBT foi notificado, conforme reza a legislação, para se manifestar a respeito, mas a emissora não respondeu.

Diante disso, o MJ optou pela reclassificação da obra. “Classificá-la como não recomendável para menores de 14 anos por apresentar violência, drogas e conteúdo sexual”, decidiu o despacho.

Recentemente, o Ministério da Justiça também reclassificou "Verão 90" e "O Sétimo Guardião".

Vale lembrar, no entanto, que as classificações não modificam mais o horário das produções. É que o STF determinou em 2016 que a classificação indicativa não teria mais vínculo a faixas e seria meramente informativa.

“A Rosa dos Milagres” chegou ao SBT no dia 11 de março com exibições diárias, a partir das 18h30. A trama antológica da Televisa é uma espécie de “Linha Direta” em que, a cada capítulo, se conta uma história diferente. No México, a obra conta com mais de mil capítulos e é um fenômeno de audiência até hoje.

Entretanto, por aqui não pegou. A série vinha com índices entre 4 e 5 pontos, bem distante da Record. Antes de cancelar sua exibição, Silvio Santos até tentou arrumar outro horário para ela e ousou ao colocar a série em dois horários - às 14h15 e 18h30. Não deu certo e, após apenas um dia, voltou à programação anterior.

No ar desde 2008 na Televisa, "A Rosa dos Milagres" traz histórias diversas, que envolvem tragédias pessoais; algumas com temas fortes, como abuso sexual, doenças, mortes e discussões intrafamiliares. O rumo das tramas muda através da intercessão da Virgem de Guadalupe, que age sobre os dramas e conflitos e encaminha para um desfecho positivo, com uma mensagem reflexiva sobre o assunto.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado