Bastidores

Ex-diretor da Globo comemora pioneirismo nas redes sociais com primeira TV da web

Alberto Luchetti dirigiu Fausto Silva por quatro anos e implantou a AllTV em 2002


Alberto Luchetti
Divulgação

Para o ex-diretor da GloboAlberto Luchetti, além de implantar a primeira web TV com transmissão 24 horas do mundo, a AllTV, também foi precursor das principais ferramentas utilizadas nas plataformas digitais, há 17 anos.

Em conversa com o NaTelinha, Luchetti, que dirigiu Fausto Silva por quatro anos, explicou que a AllTV entrou no ar em maio de 2002, numa época em que as redes sociais estavam ainda engatinhando e o Orkut era a grande vedete.

"A AllTV tinha (e ainda tem) a proposta de uma programação diferenciada e segmentada de forma gratuita e 24h por dia. Uma novidade que a AllTV propôs foi a ‘Máquina do Tempo’, que possibilitava o internauta expectador a rever um programa que foi ao ar ao vivo na programação, quando quisesse e como quisesse", relembra, sobre sua ideia implantada no início do canal.

"Anos depois, veio a se chamar de on demand. Em 2005, dois amigos que queriam criar uma página para publicar seus vídeos inventaram o YouTube, que um ano depois, com a compra do Google, se transformou em uma poderosa plataforma de vídeos da internet", completou.

Além da Globo, Alberto Luchetti trabalhou na Band, Canal 21 e nas redações dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de São Paulo.

Hoje sendo uma tendência mundial da televisão, pelos custos e agilidade, o jornalista conta que a AllTV foi primeira a realizar entrada ao vivo num programa de TV, via internet, em 2004, logo após a criação do Skype.

"Num belo domingo, início de noite, tivemos um problema na AllTV com um apresentador. O jornalista James Akel estava impossibilitado de sair de casa e ir aos nossos estúdios. O convidado dele já estava esperando para a entrevista. A AllTV já havia testado a novidade (videoconferência via Skype), então resolvemos usar para que James, ausente, pudesse participar. Coisa que até então era pensada em fazer com caminhão de externas, microondas e etc, e foi um sucesso. As outras emissoras passaram a usar isso quatro anos depois", explica.

Para Luchetti, o ineditismo da AllTV também aconteceu no primeiro site da emissora quando foi implantada a ferramenta de interatividade, o "Linha Direta". Nela, o internauta interagia, através de perguntas, com o apresentador ao vivo na programação.

"A mensagem era permitida apenas com um pouco mais de 100 caracteres e enviar. Em 2006, o microblog Twitter é lançado e com funções parecidas com o ‘Linha Direta’, claro, sem a pretensão de dizer que ‘fomos copiados’, mas essa função de interatividade da AllTV vem desde 2002", diz orgulhoso.

Luchetti acredita que com as mensagens do site do canal, além do Twitter, foi precursor nas plataformas digitais em utilizar os emojis como comunicação.

"Essas mensagens poderiam externar algum sentimento, seja de alegria, tristeza, desconfiança, divertido, sério e até mesmo gifs animados. Esses ‘gifs animados’, mais tarde, seriam chamados de Emojis e presentes em qualquer smartphone. Em 2003, o termo emoticons (ícones emotivos) estava começando na comunicação digital para textos na internet e a AllTV já usava", justifica o diretor, que descobriu talentos como Fat Family e Frank Aguiar.

Outro motivo de orgulho são as mensagens dos telespectadores exibidas no vídeo durante os programas de TV, como o “MasterChef”, na Band, e recentemente o “Fantástico”, na Globo. De acordo com o Alberto Luchetti, isso foi feito pela primeira vez na AllTV, quando o canal também era exibido por uma operadora a cabo, em 2004.

Novidades

Em maio, a AllTV comemora 17 anos e nos próximos meses, deve ocorrer uma remodelação de toda sua grade. Segundo Luchetti, toda a estratégia vem de estudo baseado no protagonismo que as redes sociais e a web tiveram na campanha política do ano passado.

Dentre as novidades para o canal, que exibia até o ano passado o "Painel WW", de William Waack, três novos programas com nomes fortes da TV aberta estão no retrovisor.

"Fomos procurados por um grande rede varejista que solicitou três projetos novos que devem ser encabeçados por personalidades da TV aberta", concluiu Luchetti, fazendo segredo sobre esses artistas.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado