TV paga

Arte 1 aposta em série sobre Jazz com participação de Caetano Veloso


Caetano Veloso
Divulgação

O talento da música instrumental brasileira representados por 12 dos mais importantes nomes da cena são o tema da série "Jazz", que vai ao ar em oito episódios, às sextas-feiras, 21h30, de 15 de março a 03 de maio, no canal Arte 1, que pertence ao Grupo Bandeirantes.

O documentário é dirigido por Mário Diamante, produzido por Lipe Portinho e realizado pela Orquestra de Bolso. Traz a história musical e o processo criativo de João Donato, Victor Biglione, Luiz Alves, Robertinho Silva, Nivaldo Ornelas, Natan Gomes, Ronaldo Diamante, Daniel Garcia, Augusto Mattoso, Gilson Peranzzetta e Mauro Senise comentados por Caetano Veloso, Egberto Gismonti, Ivan Lins, Roberto Menescal, Wagner Tiso, entre outros.

"Seguimos um fluxo de pensamento que possibilita 'ver' o som. O roteiro e a montagem seguem o processo criativo de cada artista e culminam com a execução musical, feita em 'take único', como se fosse 'ao vivo'. Nas entrevistas de estúdio, na Sala Guiomar Novaes, os instrumentos musicais compunham o cenário", explica o diretor, que também assina o roteiro. A série marca a volta de Mário Diamante ao set de filmagem.

A produção foi filmada ao longo de novembro de 2017 a novembro de 2018, com 13 câmeras - grua e em carrinho, alternando estúdio e externas.

"Transportamos a característica do estilo Jazz – o 'nervosismo' e o improviso – para a tela criando um 'visual jazzístico'. A montagem da parte musical capta a sintonia entre os músicos", define Diamante. "Todos os acordes foram registrados ainda no 'Arsis', o momento em que o músico vai iniciar a nota, no jargão musical, a hora do ataque do solo", acrescenta Lipe Portinho, produtor da série e músico profissional.

Confira o teaser:

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado