Aniversário

Berço da TV, São Paulo comemora 465 anos como a mais importante praça para a audiência


 Não se trata de mais um feriado nacional, porém, é como se fosse. Uma vez que é o aniversário da mais importante cidade do Brasil ao menos para o Mercado Publicitário: a cidade de São Paulo.
Divulgação

Neste 25 de Janeiro é feriado. Não se trata de mais um feriado nacional, porém, é como se fosse. Uma vez que é o aniversário da mais importante cidade do Brasil, ao menos para o Mercado Publicitário: a cidade de São Paulo.

O município mais populoso do país e capital do maior Estado do país, São Paulo completa 465 anos nesta sexta (25) com a importante coroa de ser a mais importante praça de audiência para as emissoras da televisão brasileira.

Desde que a medição de audiência se iniciou foi assim. Atualmente, o Kantar Ibope, responsável pela medição da audiência, libera os números de audiência não apenas de São Paulo, mas de outras 14 praças, além da audiência do PNT – Painel Nacional de Televisão – que é a média de todas as praças, porém, a que importa de verdade é a de São Paulo.

Berço da TV, São Paulo comemora 465 anos como a mais importante praça para a audiência

Não se trata de ignorar números de outros locais. Porém, por se tratar de uma cidade tão grande e também com uma gama intensa de empresas e de agências de publicidade, a cidade acabou se tornando a principal na leitura dos números do Ibope para se fazer investimento publicitário e inserções nas TVs.

Berço da TV, São Paulo comemora 465 anos como a mais importante praça para a audiência

Vale lembrar que, devido a seu tamanho, São Paulo possui a maior população do Brasil – maior até que de muitos países – e, por isso, cada ponto de audiência refere-se a um número muito maior de telespectadores que em outras cidades que também contam com a medição em tempo real de audiência.

Diante disso, para o Mercado Publicitário, a cidade que completa mais um ano de existência nesta sexta-feira, se tornou o principal termômetro para se medir o sucesso ou fracasso de uma trama.

Berço da TV, São Paulo comemora 465 anos como a mais importante praça para a audiência

Cidade foi o berço da TV

Além da importância histórica de São Paulo por conta dos números de audiência, o município também foi o berço da televisão. A TV Tupi, primeira emissora de televisão do Brasil teve sua sede criada na capital de São Paulo.

Em 1950, a cidade foi sede da primeira transmissão da história da televisão brasileira e que reuniu dezenas de autoridades da época. A partir dali, a TV no país foi se encorpando até se tornar o que conhecemos atualmente.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado