Sem fake news

No "Altas Horas", Renata Lo Prete dá "aula" de jornalismo

Apresentadora do "Jornal da Globo" falou sobre como driblar a falta de credibilidade na profissão


Renata Lo Prete
Renata Lo Prete participou do último "Altas Horas" de 2018 - Foto: Reprodução

Neste sábado (29), Renata Lo Prete esteve no programa "Altas Horas".

Durante o bate-papo, a jornalista, que foi destaque na cobertura das eleições 2018 da Globo, comentou sobre as apurações e sobre a política.

Sobre o ano eleitoral, Renata destacou a mudança: "Foi o ano da emergência de novos, da quebra de um monte de protocolos, tudo o que a gente sabia sobre fazer campanha eleitoral no Brasil (...) Teve uma grande quebra de paradigmas, de protocolos, e parte disso a gente viu acontecendo diante dos nossos olhos ao longo da campanha".

Em um ano em que as fake news foram muito evidenciadas, a apresentadora do "Jornal da Globo" também falou sobre credibilidade e como trabalhar com a fonte: "Precisamos lembrar um pouco do Dr. House: Todo mundo mente. E às vezes, não se trata nem daquela mentira deliberada, dolosa, para te enganar... Todo mundo mente, porque todo mundo conta uma história em que a própria pessoa se saia bem, mas o fato de que todo mundo mente uma hora ou outra, não significa que você vai simplesmente descartar aquela fonte. Significa que você precisa colocar filtros. E ir aplicando ali uns deflatores no que todo mundo lhe diz e confrontando aquilo com outras histórias".

Renata ainda disse que é necessário ter um distanciamento: "Uma outra coisa que eu acho que te ajuda muito, é você oxigenar as suas fontes. Não fale sempre com as mesmas pessoas. Ou posto de outra forma, você continua falando com aquelas pessoas, mas faz um esforço na sua vida de jornalista. Todo dia ou toda semana sempre estar trazendo uma voz nova para perto de você. Quanto mais você ampliar o seu leque de fontes, menor a chance de você se deixar levar por uma história que não para em pé, que não faz sentido.”, explicou.

Ao final das respostas, Serginho Groisman perguntou quem da plateia cursava jornalismo. Ao ver os jovens estendendo a mão, o apresentador brincou: "Pronto, demos uma aula de graça pra vocês hoje".

 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado