Polêmica

Única transexual jornalista da TV é demitida do SBT na Bahia por apoiar candidato do PT

Em conversa com o NaTelinha, Alanna Rocha desabafa sobre situação: "injustamente"


Alanna Rocha
Alanna Rocha participava mais ativamente do policial "Ronda"

Uma das 12 transexuais formadas em jornalismo no Brasil e a única até então a trabalhar num núcleo de jornalismo da TV, a jornalista Alanna Rocha foi dispensada da TV Aratu, afiliada do SBT em Salvador, nesta segunda-feira (1), por apoiar em sua rede social a reeleição do candidato ao Governo da Bahia, Rui Costa (PT).

O desligamento foi feito no início da tarde por um dos gestores do conteúdo da emissora, Matheus Carvalho. Alanna anunciou na web o desligamento, dizendo que era o fim de um sonho.

Ela não falou o motivo abertamente, mas segundo apurou o NaTelinha, a dispensa ocorreu por conta de um vídeo feito fora do horário de trabalho e postado em seu Instagram, apoiando os candidatos do PT.

O vídeo repercutiu e a campanha de Rui Costa pediu autorização para usá-lo em propagandas eleitorais. Ele foi exibido em comerciais na TV e, por conta disso, a Aratu argumentou que a imagem de Alanna havia sido atrelada ao candidato.

Em conversa com a reportagem, a jornalista confirmou a informação e disse não entender a dispensa: "Eu gravei fora do horário de trabalho, dentro do meu carro, não foi nada comercial. Foi espontâneo e eu coloquei na minha rede social. Foi isso que eles alegaram para me demitir, injustamente, no meu entender".

Única transexual jornalista da TV é demitida do SBT na Bahia por apoiar candidato do PT

Alanna Rocha disse que achou que seria dispensada por conta de algum erro no trabalho, o que entenderia. Ela diz que a TV nunca orientou ou proibiu manifestação política em redes sociais - o NaTelinha apurou com outras fontes que confirmam que nunca houve uma orientação mais detalhada sobre uso do Instagram, Facebook, Twitter e afins.

"Não existem determinações na empresa por isso. Eles não proíbem manifestação política na nossa redes social. Eles não têm critérios. Se eles tivessem um posicionamento sobre rede social quando a gente é contratado, como a TV Bahia/Globo tem, como a Record tem, tudo bem. Mas não tem isso, pelo contrário", afirma.

Alanna ainda conta que vários funcionários se posicionam politicamente por um candidato ligado à emissora, fazendo propaganda em seus carros. Ela prefere não citar o nome, mas conforme apurado, o candidato é Tiago Corrêa, vereador de Salvador e que tenta uma vaga para deputado estadual pelo PSDB, em coligação de oposição ao voto declarado por Alanna Rocha.

"Inclusive, uma pessoa ligada à TV é candidata, e tem vários de funcionários plantados com a imagem desse candidato, que eu não quero citar o nome, mas que é público e notório quem é essa pessoa, mas não quero entrar nesse mérito. Se eu tivesse errado, não fosse profissional, eu entenderia. Mas como o motivo alegado foi esse, fico triste", concluiu a jornalista.

Alanna Rocha atuava principalmente no programa policial "Ronda", que era exibido na faixa da hora do almoço e marca 8 pontos de audiência em Salvador. Alana Adrielle de Oliveira Rocha, seu nome social, tem 37 anos e estava na emissora desde abril no ano passado.

Repórter policial de sucesso no interior da Bahia, foi contratada temporariamente, mas devido a boa repercussão, acabou sendo fixada no casting do canal. Até então, ela era a única transexual a atuar no jornalismo na TV brasileira.

Procurada para comentar o assunto desde a tarde desta segunda-feira (1), a TV Aratu/SBT e o diretor Matheus Carvalho não responderam aos nossos contatos. Se caso mandem uma posição, a matéria será atualizada.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado