Pesquisa

Corrupção, futebol e novelas: como os portugueses enxergam o Brasil

Pesquisa mostra a visão dos portugueses sobre o Brasil


Jade, de O Clone, que foi bem vista com os portugueses
Novelas brasileiras fazem sucesso entre portugueses - Foto: Reprodução/Internet

Uma pesquisa realizada pela Paraná Pesquisas revelou as percepções dos portugueses em relação ao Brasil e aos brasileiros. Os resultados, divulgados na segunda-feira (26), oferecem um panorama interessante sobre como o país europeu enxerga sua antiga colônia.

A maioria dos entrevistados associou o Brasil a desafios significativos. 65,7% dos portugueses veem o país como um lugar marcado pela violência e insegurança, seja em suas cidades ou nas manchetes internacionais. A corrupção também figura como um aspecto negativo, com 57,7% dos entrevistados mencionando-a como uma característica associada aos brasileiros.

Fátima Bernardes deixa a Globo após 37 anos; saiba por quê

BBB 24: Wanessa detona Bin Laden e explica voto no funkeiro: "Chupa pra quem?"

Entretanto, o levantamento não se limitou às sombras. O Brasil também é visto como um lugar de alegria e vitalidade. 62,9% dos portugueses destacaram a capacidade dos brasileiros de encontrar felicidade mesmo diante de adversidades. Além disso, o futebol ocupa um lugar especial no imaginário luso-brasileiro, sendo mencionado por 56,7% dos entrevistados.

As novelas brasileiras, que sempre fizeram muito sucesso em Portugal, também deixaram sua marca. 46,9% dos portugueses reconhecem a influência das produções televisivas brasileiras em sua cultura.

É importante ressaltar que os números elevados se devem à possibilidade de cada entrevistado escolher mais de uma opção.

Portugueses com visão positiva do Brasil

A pesquisa também investigou a imagem que os portugueses têm dos brasileiros. Os resultados mostram uma visão geral positiva: 5% consideram a imagem ótima, 31,5% a veem como boa e 47,7% a classificam como regular. Na outra ponta, 11,9% dos entrevistados expressaram uma visão negativa, enquanto apenas 2,5% a consideraram péssima.

A Paraná Pesquisas ouviu 640 eleitores de Portugal com mais de 18 anos entre os dias 8 e 17 de fevereiro de 2024. Essa pesquisa oferece um olhar abrangente sobre as percepções que unem e distinguem esses dois países, reforçando a complexidade da relação luso-brasileira.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado