Sucesso conturbado

Claudia Jimenez: Saída do Sai de Baixo foi marcada por brigas nos bastidores

Atriz, que morreu aos 63 anos, é homenageada neste domingo (21), com exibição de um episódio do humorístico na Globo


Claudia Jimenez como Edileusa na primeira temporada do Sai de Baixo, exibida em 1996 na Globo
"Trabalhei durante anos com Chico Anysio e com Jô Soares, e eles nunca usaram o fato de eu ser gordinha", disparou Claudia Jimenez em 1997 - Foto: Reprodução/Acervo Globo

Claudia Jimenez será homenageada pela Globo neste domingo (21), com a exibição de um episódio do Sai de Baixo depois do Fantástico – mesmo horário ocupado pelo humorístico de sucesso nos anos 1990 e 2000. A atriz, que morreu no sábado (20) aos 63 anos, participou da primeira temporada da série, em 1996, no papel da empregada Edileuza, e saiu do elenco após uma sucessão de brigas nos bastidores.

Em meados dos anos 1990, o Sai de Baixo se tornou o trunfo da Globo contra Silvio Santos, que garantia o primeiro lugar de audiência nas noites de domingo para o SBT com o Topa Tudo por Dinheiro. A sitcom criada por Daniel Filho e Luis Gustavo (1934-2021) registrou bons índices em seu primeiro ano de exibição, tornando-se um fenômeno de popularidade.

Logo que a primeira temporada chegou ao fim, nas férias entre janeiro e março de 1997, o elenco sofreu a primeira baixa. Claudia Jimenez deixou a atração, demissão que revelou os bastidores conturbados do programa. O principal motivo seriam os problemas causados por trás das câmeras, motivados pela insatisfação da humorista com a qualidade do texto e com as piadas recorrentes sobre o seu corpo.

Em entrevista à época, a intérprete de Edileuza chegou a criticar publicamente as piadas do seriado. Em um dos episódios, em que sua personagem aparecia com uma cobra de estimação, a atriz improvisou e apelidou o bicho como “Paivinha”, em uma clara provocação a um dos roteiristas do programa, Claudio Paiva, segundo ela o principal responsável pelos comentários gordofóbicos presentes no texto.

“Trabalhei durante anos com Chico Anysio e com Jô Soares, os dois maiores comediantes do País, e eles nunca usaram o fato de eu ser gordinha.”

Claudia Jimenez em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, em março de 1997

Claudia Jimenez recusou convite para novos episódios e filme do Sai de Baixo

Claudia Jimenez: Saída do Sai de Baixo foi marcada por brigas

Com a saída de Claudia Jimenez do elenco, a equipe do Sai de Baixo precisou se desdobrar para preencher a vaga. A princípio, Ilana Kaplan foi contratada como outra empregada, Lucinete, que ficou no ar em poucos episódios. Quem passou a integrar o humorístico definitivamente foi Márcia Cabrita (1964-2017), na pele de Neide Aparecida.

Já Claudia passou a integrar outro programa na Globo, o Chico Total, do amigo Chico Anysio (1931-2012) e viveria papéis de grande destaque em novelas, como a Bina de Torre de Babel (1998). Edileuza virou coisa do passado, a tal ponto que a atriz recusou retomar sua personagem nos novos episódios do Sai de Baixo, em 2013, e no filme lançado em 2019.

Há quatro anos, a humorista falou sobre a recusa ao convite ao longa-metragem em entrevista ao TV Fama. “Não aconteceu nada. Eu só não quis fazer. Já foi, não rola mais”, resumiu Claudia, sem dar mais detalhes. Seu último trabalho na TV foi na minissérie Infratores (2018), exibida no Fantástico.

Claudia Jimenez morreu no sábado (20), aos 63 anos, vítima de insuficiência cardíaca. A atriz estava internada em um hospital na Zona Sul do Rio de Janeiro. Desde a década de 1990, ela passou por pelo menos três cirurgias no coração, enfraquecido por causa da radioterapia para tratar um câncer no mediastino, atrás do coração, descoberto em 1986.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado