Justiça

Juiz marca data de julgamento sobre plágio de “Stranger Things”

Criadores são processados por roteirista


Atores de Stranger Things durante cena da série
Elenco de "Stranger Things". Série é acusada de plágio. Foto: Reprodução/Netflix

Um juiz nos Estados Unidos agendou para o próximo dia 06 de maio o início do julgamento do processo movido por um roteirista contra os criadores da série “Stranger Things”, da Netflix. A ação acontece desde o ano passado e deve começar a ter seu desfecho nesta data.

De acordo com o site americano Deadline, os irmãos Duffer foram convocados para comparecer ao tribunal e terão de depor como réus no julgamento do caso. Na ação, o roteirista Charlie Kessler acusa Matt e Ross Duffer de plagiar uma ideia de um curta metragem que ele teve.

Kessler afirma ter apresentado o projeto aos irmãos Duffer no ano de 2014 e que sua ideia tem muitas similaridades com a série que já contou com três temporadas na Netflix. O roteirista garante que mostrou o projeto aos irmãos num festival de cinema em Tribeca.

No início, Kessler buscava retirar “Stranger Things” do ar, porém ele mudou de ideia e alterou sua ação para danos monetários. Seu advogado pede uma indenização de US$ 333 mil. A base do processo é que os irmãos Duffer teriam recebido cerca de US$ 1 milhão pelo seriado.

No raciocínio da acusação, se os Irmãos Duffer receberam essa quantia e a ideia primária foi de Kessler, ele deveria receber 1/3 do valor total pago à dupla de criadores.

Por outro lado, Matt e Ross garantem que a ideia é original e apresentaram na defesa troca de e-mails do ano de 2010 em que eles começavam a discutir o projeto. Chama a atenção que, à época, “Stranger Things” seria um filme e não uma série.

O tribunal, porém, decidiu manter o julgamento. “Sem essa evidência admissível, ficamos com a questão de determinar a credibilidade do fato. Além disso, precisamos definir se há ou não uma semelhança entre os conceitos a serem discernidos comparando-os é um processo de criação independente”, explicou o juiz no despacho para manter o julgamento.

A quarta temporada de “Stranger Things” será lançada pela Netflix no dia 04 de julho.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado