Autor de Tieta

Globo produzirá série baseada no livro "Cacau", de Jorge Amado


Capa do livro "Cacau" de Jorge Amado
Livro de Jorge Amado, "Cacau", vai virar série na Globo - Reprodução

A Globo decidiu produzir uma série baseada em um livro de Jorge Amado. Trata-se de “Cacau”, segunda publicação na carreira do escritor. A obra será adaptada por Ricardo Linhares e já teve a aprovação da emissora.

Quem confirmou foi o próprio Linhares em bate-papo com o NaTelinha. “Estou escrevendo os capítulos de uma série livremente inspirada no segundo e pouco conhecido livro de Jorge Amado, que se chama 'Cacau'”, antecipou.

Ricardo, no entanto, não deu detalhes sobre a obra e garantiu que ainda não sabe se a produção será exibida na TV aberta ou no streaming: “Ainda não há nada certo sobre quando, como e onde será produzida e exibida”.

“Cacau” foi publicada em 1933 e mostra o “Ciclo do Cacau”, com a história de trabalhadores nas fazendas de cacau na Bahia. A história se passa no início de 1930 e aposta em ideias politizadas e na luta dos trabalhadores por maiores direitos num mundo considerado hostil para o setor.

Vale lembrar que Jorge Amado é um dos autores que mais recebeu adaptações da literatura brasileira para a TV. Muitas de suas obras se tornaram icônicas no imaginário popular graças a essas adaptações.

“Gabriela”, novela exibida em 1975 na Globo e que recebeu um remake nesta década, é inspirada no livro “Gabriela Cravo e Canela”. Além dele, “Dona Flor e Seus Dois Maridos” se transformou em uma minissérie inesquecível nos anos de 1990. O livro, inclusive, acaba de receber nova adaptação, dessa vez na TV mexicana.

Sua maior obra para a TV, no entanto, foi “Tieta”. A novela de Aguinaldo Silva que foi ao ar em 1989 e consagrou Betty Faria no papel da protagonista. A novela teve uma das maiores audiências de todos os tempos na Globo.

O NaTelinha procurou a Globo para comentar a produção de “Cacau”, mas até a publicação da reportagem, a emissora não respondeu às mensagens.

Ricardo Linhares

Ricardo Linhares tem trabalhado bastante na Globo. No ar com "Se eu Fechar os Olhos Agora", o autor será o supervisor de texto da novela das 21h "Amor de Mãe", que estreia em novembro.

Além disso, ele vai supervisionar a próxima temporada de "Malhação", com estreia prevista para o fim do primeiro semestre de 2020.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado