Morte à vista

Pantanal: Doença de José Leôncio deixa Filó em pânico

Fazendeiro começa a dar sinais de cansaço e preocupa a amada


Marcos Palmeira e Dira Paes como José Leôncio e Filó na novela Pantanal, em exibição na Globo
Em Pantanal, Filó percebe que José Leôncio está com um grave problema de saúde - Foto: Reprodução/Globo

Em Pantanal, José Leôncio (Marcos Palmeira) começa a dar sinais de que está gravemente doente. Na próxima semana da novela, em exibição na Globo, um mal-estar do fazendeiro começa a preocupar Filó (Dira Paes). A indisposição do amado faz a cozinheira entrar em pânico e sugerir que o pai de seu filho faça exames em São Paulo.

Nos próximos capítulos de Pantanal, os problemas na família começam a perturbar José Leôncio, que demonstra sinais de cansaço. Ele se altera com José Lucas (Irandhir Santos) diante da insistência do rapaz em ingressar na vida política. Os problemas na convivência com Tadeu (José Loreto) também aborrecem o patriarca.

Em breve, Tadeu vai fazer uma proposta inusitada ao pai, colocando-o contra a parede. Quando Filó e José Leôncio chamam o rapaz à sua responsabilidade, dizendo que ele deve se casar com Zefa (Paula Barbosa) depois de levar a moça para a cama, o peão devolve dizendo que sobe ao altar com ela se os pais também oficializarem sua união.

A afronta não será a única indisposição de José Leôncio com os filhos. Ele também se vê às voltas com as idas e vindas de Jove (Jesuíta Barbosa) e Juma (Alanis Guillen). Será difícil convencer a mulher-onça a sossegar na fazenda enquanto espera o neto do rei do gado. Ela, aliás, dará à luz na tapera, após matar um jagunço que tenta atacá-la.

Tanta confusão coloca à prova a saúde de José Leôncio. Sem saber, o patrão de Tibério (Guito) ainda corre o risco de “morrer de morte matada”. Isso porque sua cabeça é colocada a prêmio por Tenório (Murilo Benício), disposto a tudo para ficar com as terras do inimigo. O vilão chega a contratar um matador de aluguel para se livrar da família rival.

Nada abala mais o coração do companheiro de Filó que o atentado planejado por Tenório contra José Lucas. O assassino pago pelo grileiro, Solano (Rafa Sieg), atira o primogênito dos Leôncio, que cai ferido. O rapaz só é salvo graças a uma intervenção do Velho do Rio (Osmar Prado), que consegue tirar a bala do peito do neto.

José Leôncio morre no fim de Pantanal

imagem-texto

No último capítulo de Pantanal, José Leôncio finalmente se casa com Filó, mas o casal não tem muito tempo para viver o matrimônio. No dia seguinte à cerimônia, o fazendeiro acorda se sentindo mal, com uma forte dor no peito. Antes de morrer, ele tem uma visão com o pai, Joventino Leôncio, que assumiu a imagem do Velho do Rio.

À beira de um rio, os dois têm um reencontro emocionante. José Leôncio finalmente descobre o fim de seu finado pai, dúvida que o atormentou por toda a vida. Ele também fica sabendo que, durante todos esses anos, só não viu o genitor porque não acreditava que o evento sobrenatural seria possível. A entidade então anuncia que o filho é o novo Velho do Rio:

“Estava escrito, filho. Nossas histórias também não terminam aqui. Tem seus filhos, seus netos… Tem que cuidar deles, que nem eu cuidei de ocê. Agora tô cansado dessa vida. Chegou minha hora de descansar. Até um dia, filho! Cuida bem da tua comitiva!”

Velho do Rio (Osmar Prado)

A última cena da novela reúne José Leôncio e os netos, que caminham pelo avô pela fazenda no Pantanal. Ali perto, Filó vê as crianças conversando com o fantasma. “Por que só essas crianças veem esse Velho do Rio? Se ele é mesmo o meu Zé Leôncio, por que não aparece para mim?”, indaga a cozinheira no desfecho.

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Pantanal. Confira!

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado