Efeitos Visuais

Pantanal: Saiba como a Globo fez cena com Cláudio Marzo, morto em 2015

Cena que foi ao ar no sábado (13) já é considerada uma das mais emocionantes da novela


Cláudio Marzo em cena exibida no remake de Pantanal
Cláudio Marzo recebeu uma homenagem da equipe de Pantanal - Reprodução/TV Globo
Por Jéssica Alexandrino

Publicado em 15/08/2022 às 16:42,
atualizado em 15/08/2022 às 17:25

No último sábado (13), Cláudio Marzo (1940-2015) surgiu em Pantanal como líder de uma comitiva de fantasmas e a cena, que deixou os telespectadores da novela impactados, foi uma espécie de homenagem para o ator, que interpretou dois personagens na versão original da trama: José Leôncio e Velho do Rio. Para conseguir tal feito, a Globo precisou de uma edição especial da equipe de Efeitos Visuais.

Segundo matéria publicada pelo Gshow, portal de entretenimento da emissora, o trabalho para que a ideia saísse do papel foi comandado por Rafael Ambrosio, supervisor de Efeitos Visuais, e por Diego Thomazini, designer do setor integrante do CDESIGN. A intenção de incluir o rosto do ator no folhetim partiu de um bate-papo entre a equipe de efeitos e o diretor da trama, Gustavo Fernandez.

"O trabalho mais árduo começou há três semanas, e foi completamente sigiloso", conta Rafael Ambrosio, que ainda frisou que a família do saudoso artista autorizou a edição e o uso de suas imagens.

Já Rafa Machado, da mesma equipe, ficou com a missão de pesquisar e selecionar imagens do veterano. O que eles queriam, inicialmente, era utilizar algum take de Marzo na primeira versão de Pantanal (1990), mas isso não foi possível devido a uma questão de direitos autorais. Posteriormente, pensaram em pegar trechos do ator em Desejo Proibido (2008), última novela do ator.

"Pegamos várias imagens e sabíamos que ele não falaria em cena. Tivemos que encontrar reações que encaixassem na cena. Tivemos testes de captação e, quando foi gravada de fato, já sabíamos o ângulo e como deveria ser feito", contou Ambrosio.

Pantanal usou técnicas de Hollywood para incluir Cláudio Marzo em cena

Cena de Cláudio Marzo em Pantanal vista de longe
Reprodução/TV Globo

Rafael Ambrosio, supervisor de Efeitos Visuais da Globo, ainda revelou que sua equipe utilizou até alguns estudos de inteligência artificial para incluir Cláudio Marzo em cena de Pantanal. "Do ponto de vista técnico, foram utilizadas várias ferramentas, inclusive alguns estudos de inteligência artificial para usar no rosto do ator. Foi de muito composição mesmo, ferramentas que são utilizadas em Hollywood também", contou.

Com o material produzido por Fernandez em mãos, Ambrosio e sua equipe ficaram responsáveis por recortar a imagem do ator, utilizando-a para incluir o rosto (e reações) de Marzo nos locais indicados.

Porém, além de fazer a composição das imagens sobrepostas, os funcionários da Globo tiveram outro trabalho: melhorar a qualidade do material de Desejo Proibido, já que, há 14 anos, se utilizava tecnologia SD, que é pelo menos 10 vezes inferior à gravação feita em 4K de Pantanal.

Confira o resultado:

Logo Superviral
Se for SURPREENDENTE, é SUPER VIRAL.

Aqui você encontrará os assuntos mais interessantes do momento e conteúdos incríveis. Bichos, fatos históricos, lendas urbanas, viral e muito mais. No Super Viral, o inusitado acontece!

Confira
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado