Exclusivo

Chiquititas 25 anos: Série documental sobre novela aguarda plataforma de streaming

Diretor Cristian de Ciancio, que era cameraman na trama do SBT, está em negociações para lançar Anos Depois; produção conta com mais de 60 entrevistas


Fernanda Souza e Flávia Monteiro na série documental Anos Depois, sobre Chiquititas
Fernanda Souza, a Mili, e Flávia Monteiro, a Carolina, estão entre entrevistadas da série documental Anos Depois, sobre sucesso de Chiquititas no Brasil - Fotos: Reprodução/Instagram
Por Walter Felix

Publicado em 28/07/2022 às 04:11,
atualizado em 29/07/2022 às 00:58

O sucesso da primeira versão brasileira de Chiquititas, que marcou época na TV nos anos 1990, será revisitado na série documental Anos Depois. O projeto é dirigido pelo argentino Cristian de Ciancio, que trabalhou como câmera na novela do SBT durante todas as cinco temporadas, exibidas entre 1997 e 2001 – as gravações eram na Argentina.

Em entrevista exclusiva ao NaTelinha, Cristian de Ciancio conta que o projeto está em fase de finalização, mas por ora não há uma plataforma de streaming para exibição. “Ainda não temos uma data prevista para o lançamento, mas estamos em comunicação com alguns players e trabalhando intensamente para que aconteça ainda este ano”, adianta. Nesta quinta-feira (28), a novela completa 25 anos de estreia.

“A série está em fase de finalização, apesar de ainda estarmos recebendo material para ser digitalizado. Sabemos que o público está ansioso para assistir ao produto final. Nós também estamos e entendemos que o documentário é uma conexão necessária entre o elenco e fãs, mas, pela sua grandiosidade, o projeto requer bastante tempo e dedicação.”

Cristian de Ciancio

Anos Depois terá mais de 60 entrevistas, incluindo depoimentos surpreendentes

Cristian de Cancio
O diretor Cristian de Cancio foi cameraman das cinco temporadas de Chiquititas - Foto: Reprodução/Instagram

Todos os principais nomes do elenco de Chiquititas já gravaram suas participações, entre eles Flávia Monteiro, Marcos Pasquim, Nelson Freitas, Matheus Carrieri, Fernanda Souza, Bruno Gagliasso, Aretha Oliveira e outros que tiveram suas vidas marcadas pela produção. Ao todo, foram mais de 60 entrevistas.

Anos Depois nasceu com uma sugestão de Jander Veeck, que deu vida ao Zeca na novela. “Eu já estava instalado no Brasil com a minha produtora, a Bituin Filmes, e foi em 2019 que comecei com a minha equipe a desenvolver o projeto. Desde então, um árduo trabalho se iniciou, anos de captação de material privado e inédito que todo o elenco compartilhou comigo. Em novembro de 2021, começamos as gravações dos depoimentos.”

“A minha motivação maior é a amizade e carinho que tenho com todos os chiquititos. Trabalhei como câmera do início ao fim da novela. E, é claro, o desafio de realização, pois estamos falando do maior sucesso de telenovelas infantis dos anos 1990 no Brasil.”

Cristian de Ciancio

Ele garante que, nas entrevistas, houve depoimentos surpreendentes. “A abordagem das perguntas foram direcionadas para uma experiência completa, tanto individual como coletiva, desde os testes para entrar na novela, a vivência na Argentina, o trabalho intenso, o tempo livre, a fama que não viviam, a saudades dos que ficaram no Brasil, as dificuldades, as alegrias e, claro, a volta ao Brasil.”

Para diretor da série, Chiquititas virou fenômeno social

Chiquititas
Primeira versão brasileira de Chiquititas completa 25 anos de estreia nesta terça-feira (28) - Foto: Reprodução

Para Cristian, vários fatores explicam o sucesso da novela do SBT, uma adaptação do texto originado na TV da Argentina. A história de crianças órfãs, com a diversidade entre os integrantes do elenco e os números musicais, transformaram Chiquititas em um fenômeno social, segundo o diretor. “O elenco se surpreende com o carinho e reconhecimento que ainda hoje, 25 anos depois, recebem dos fãs.”

Anos Depois ainda não foi lançada, mas os bastidores já são acompanhados por mais de 23 mil seguidores no Instagram. “Existe uma conexão necessária com a infância, em revisitar o passado, ressignificar, reencontrar os ídolos. A série chega cheia de nostalgia, depoimentos carregados de lembranças, memórias, emoções e imagens e fotos inéditas de arquivos pessoais do elenco”, garante o diretor.

“A série é sobre a história que ainda não foi contada, uma verdadeira viagem no tempo que, 25 anos depois, chega sob uma nova perspectiva. Será um documentário de nostalgia, superação e pertencimento de uma geração.”

Cristian de Ciancio

Assista ao primeiro trailer de Anos Depois, divulgado nesta quinta-feira (28):

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado