Espirituosos

Tombo, cuspe e quebradeira: 5 cenas improvisadas que foram ao ar em novelas da Globo

Cusparada de Ary Fontoura e Fernanda Montenegro apressada bombam na web


Reis do improviso: Ary Fontoura na novela A Favorita, de 2008, e Fernanda Montenegro em O Dono do Mundo, de 1991, ambas exibidas na Globo
Ary Fontoura e Fernanda Montenegro deram show de improviso nas novelas A Favorita (2008) e O Dono do Mundo (1991), respectivamente - Fotos: Divulgação/Globo

Não é sempre que os atores seguem à risca o que diz os roteiros das novelas. Em várias produções da Globo, os artistas têm a liberdade de improvisar em cena, seja para contornar um erro de gravação ou mesmo para acrescentar mais emoção à sequência. Veteranos como Ary Fontoura e Fernanda Montenegro sabem muito bem como fazer isso.

Nas redes sociais, cenas de improviso costumam encantar os noveleiros de plantão. No Twitter, o perfil Acervo Novelas reúne momentos marcantes da teledramaturgia brasileira. Alguns deles bombam na web justamente por mostrarem a capacidade de improvisação dos atores, em novelas como A Favorita (2008) e O Dono do Mundo (1991).

Confira, a seguir, cinco cenas que foram improvisadas em novelas da Globo:

Fernanda Montenegro em O Dono do Mundo

Em O Dono do Mundo, Fernanda Montenegro deu vida à cafetina Olga Portela. Em uma cena com os atores Antônio Calloni e Letícia Sabatella, a atriz deu um show ao não sair de sua personagem mesmo após uma lâmpada estourar em cena. No Twitter, internautas brincaram dizendo que a atriz devia estar com pressa para terminar a filmagem e ir para casa.

Maria Padilha e Nathália Timberg em O Dono do Mundo

Também em O Dono do Mundo, Nathália Timberg quase levou um tombo ao escorregar quando tentou sentar sobre o encosto de um sofá. Quem levou um susto foi Maria Padilha, que prontamente acudiu a colega de cena. As duas não se abalaram com o ocorrido e seguiram o texto naturalmente em seguida, como se nada tivesse acontecido.

Ary Fontoura em A Favorita

Ary Fontoura é um dos destaques de A Favorita, no ar no Vale a Pena Ver de Novo, como o mordomo Silveirinha. Em entrevista recente, Claudia Raia revelou que a cusparada que sua personagem, Donatela, recebeu do desafeto foi um improviso do veterano. O gesto foi a cereja do bolo na cena em que o mau-caráter revela o ódio que sente pela patroa.

Cacau Protásio em Avenida Brasil

Uma das cenas mais icônicas do mega sucesso Avenida Brasil (2012) foi um improviso da então iniciante em novelas Cacau Protásio, intérprete da divertida empregada Zezé. A cena em que ela faz uma paródia da música Correndo Atrás de Mim, do grupo Aviões do Forró, não estava no roteiro, e quase fez os colegas Marcos Caruso e Murilo Benício caírem na risada. Há 10 anos, a sequência virou meme e viralizou nas redes sociais.

Mateus Solano em Amor à Vida

O momento mais aguardado de Amor à Vida (2013) era aquele em que Félix (Mateus Solano) é desmascarado. Na sequência, ele enfrenta a fúria da irmã Paloma (Paolla Oliveira), que teve a filha recém-nascida jogada em uma caçamba pelo vilão. Dias após a cena ir ao ar, o ator revelou no Fantástico que parte do “surto” de seu personagem foi puro improviso, movido pela emoção do texto.


 

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado