Exclusivo

Galã de Cara e Coragem não teve medo de assumir homossexualidade: "Servir de exemplo e suporte"

Igor Fernandez interpreta Lucas na novela das sete da Globo


Igor Fernandez de camiseta cinza, sorrindo e posando perto de corda de dança aérea
Igor Fernandez volta às novelas como o aventureiro Lucas, de Cara e Coragem - João Miguel Júnior/TV Globo

Se em Cara e Coragem Lucas luta para conquistar Anita (Taís Araujo), na vida real Igor Fernandez segue lutando por um mundo mais justo, em que toda forma de amor seja respeitada. No fim do ano passado, o ator e o marido, o psicólogo Gabriel Soares, sofreram ataques homofóbicos pouco depois de divulgarem nas redes sociais que haviam assinado os papéis de união estável. Em entrevista ao NaTelinha, Igor conta que optou por assumir logo sua orientação sexual "para servir de exemplo e suporte" a artistas que virão depois dele.

"Eu tive menos medo que artistas de gerações anteriores, que não tiveram as mesmas referências que eu hoje em dia, enquanto artista LGBTQIA+. Naquela época, isso era um tabu e o que se dizia era 'se assumir vai se queimar e nunca mais vai trabalhar'. Isso era uma ameaça grave, então não culpo quem não conseguiu ou ainda não consegue se assumir. Não é só uma questão de coragem, afinal nosso país mata pessoas só por serem homossexuais todos os dias. O problema vai muito além", pontua.

O intérprete do dançarino da novela das sete da Globo ainda elogia a postura da emissora em relação a sua vida pessoal. "Eu, por outro lado, preferi dar as caras de quem eu sou logo na primeira oportunidade para servir de exemplo e suporte aos próximos que virão. Quando apareci com meu namorado em público, eu estava no meio das gravações da primeira novela e não houve qualquer problema entre mim e a Rede Globo em relação a isso. Na verdade fui muito parabenizado pela coragem de ser tão jovem e enfrentar isso de frente, e tenho certeza de que se eu precisasse de suporte da empresa eu o teria, só não sei se diria o mesmo caso eu estivesse trabalhando em outras emissoras que ainda repetem comportamentos racistas e homofóbicos de forma explícita", observa ele, que viveu Luan em Bom Sucesso (2019-2020).

Galã de Cara e Coragem não teve medo de assumir homossexualidade: \"Servir de exemplo e suporte\"
Gabriel Soares e Igor Fernandez em clique feito durante viagem - Reprodução/Instagram

Em Cara e Coragem, Lucas é bailarino da Companhia de Dança Aérea, é aventureiro, alto astral e está sempre de bem com a vida. Segundo Igor, o que o encanta no personagem é também o que o aproxima dele: a alma de artista e a disposição para "encarar qualquer parada". O rapaz se apaixonou por Anita e não vai desistir de conquistar o coração da massoterapeuta. "Ele vai usar todo o seu acervo de piores cantadas para atingir esse objetivo. Se vai dar certo? Não sabemos! O que posso afirmar é que vai ser difícil não adorar as cenas dessa dupla no desenrolar da trama", aposta Igor.

"Anita e Lucas têm uma energia muito semelhante, uma energia solar, são bem resolvidos e espertos, ou seja, os dois não dão mole e correm atrás do que querem para suas vidas. Partindo dessa informação, acho que já dá pra ter uma ideia de como será essa conquista, já que ele está caidinho por ela, mas ela não parece querer corresponder a esse amor", adianta, se referindo ao jogo duro feito pela sósia de Clarice, antes de dar alguns spoilers sobre o que esse affair vai provocar na vida do dançarino.

"Lucas com certeza vai se meter em confusão. A questão é que o envolvimento com Anita é só a ponta do iceberg, porque ele vai acabar entrando no meio de outras histórias importantes e se envolvendo de fato com elas, histórias com as quais ele no começo não tem nenhuma relação. O início do personagem se dá muito com Anita, então querendo ou não ele vai estar junto à ela durante muitas descobertas dos mistérios da novela, mas a verdade é que Lucas se envolverá em outras questões que o público sequer faz ideia ainda".

Longe das novelas desde Bom Sucesso, Igor aposta que o público conseguirá perceber uma evolução em seu trabalho. "Tenho certeza, porque me sinto mais confiante nesse papel. Eu sempre tive medos internos com as 'primeiras vezes' das coisas, e Bom Sucesso foi uma primeira novela que me impactou muito porque todos eram muito bons, do elenco aos diretores, texto, produção, e eu sei que entreguei um bom trabalho, mas por medo eu não ousei como estou ousando nessa segunda vez. Quando eu pego pra fazer alguma coisa pela primeira vez eu costumo observar mais e absorver o que está acontecendo de bom ao meu redor. Como minha primeira novela foi especialmente boa, eu trouxe muita coisa que aprendi lá comigo e agora estou usando todos esses truques", explica.

Lucas em Cara e Coragem, Igor Fernandez se assustou ao saber que faria dança aérea

Galã de Cara e Coragem não teve medo de assumir homossexualidade: \"Servir de exemplo e suporte\"
Lucas (Igor Fernandez) e Anita (Taís Araujo) vão se envolver em confusões em Cara e Coragem - Reprodução/Instagram

Igor Fernandez já havia feito algumas apresentações de ballet e até mesmo atividades circenses. Porém, apesar de ter uma certa proximidade com a dança, o ator se assustou ao saber que seu personagem em Cara e Coragem era bailarino de uma companhia de dança aérea. "O único susto que tive foi pela altura. Tirando isso, o resto eu meio que já estava preparado para enfrentar. Sempre movimentei meu corpo, não me considero um dançarino profissional, mas já me apresentei em ballet clássico, tive aulas de dança de salão, hip hop, contemporâneo... Só que tudo isso é feito no nível do mar, e não nas alturas! Dançar preso a cordas de rapel me assustou, pelo menos no início", confessa, dizendo que a preparação foi crucial para que ele deixasse o receio para trás.

Destacando o fato de não ter dublês e realizar todas as cenas de dança de Lucas na trama de Claudia Souto, o ator assume que está vivendo uma aventura e lembra de como foi o início desse trabalho. "Lucas nunca foi questionado sobre seu talento para a dança, então foi apoiado nessa visão que decidi pegar firme nas preparações para viver o personagem. Comecei um pouco errado, confesso. Quando li sobre dança vertical, peguei firme nos treinos de tecido acrobático em casa, em Cataguases, no estado de Minas Gerais, porque acreditava que era disso que iria se tratar. Só que quando chegaram as preparações oficiais em janeiro a coisa era completamente diferente", revela.

"Dança vertical é uma modalidade em que você trabalha movimentos enquanto está preso pelos equipamentos em alguma parede alta, como praticantes de rapel. Mas, em vez de escalar, o dançarino faz acrobacias e movimentos de dança pendurado nas alturas. Fizemos um curso para trabalhos em altura e em seguida ficamos mais ou menos dois meses tendo preparação diária com Adelly Constantini lá dentro dos Estúdios Globo. O trabalho foi delicado porque envolve altura e um bom preparo físico, mas a Adelly sem dúvidas tirou o melhor de nós, e eu tenho certeza de que o que estamos fazendo irá agradar o público visualmente. Tá lindo demais", vibra.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado