Plágio?

Além de A Dona do Pedaço, Walcyr Carrasco já foi processado por outras novelas de sucesso

Autor coleciona acusações na Justiça, mas foi inocentado de todos os processos


Walcyr Carrasco posa para foto no lançamento da novela A Dona do Pedaço. Na foto, o autor da novela usa um terno azul e uma gravata borboleta vermelha
Três autores de livro já processaram Walcyr Carrasco, mas todos perderam na Justiça para o novelista da Globo - Foto: Divulgação/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 17/05/2022 às 20:07,
atualizado em 17/05/2022 às 20:07

Por A Dona do Pedaço, novela de sucesso exibida em 2019, a Globo está na mira de um processo milionário. A boleira Sandra Rodrigues Campos, de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, entrou com uma ação afirmando que a história de Maria da Paz (Juliana Paes) é idêntica à sua trajetória de vida. Essa não é a primeira vez que uma trama de Walcyr Carrasco rende uma acusação na Justiça.

No ano passado, a 36ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) analisou a acusação feita pela escritora Célia Moreira Mendes da Silva. Ela alegava que a novela O Outro Lado do Paraíso (2017) era plágio do seu livro Caminhos de Maria. A história teria sido enviada por ele a um diretor de entretenimento da emissora, o que não foi comprovado pela autora da ação.

Ao se defender no processo, Carrasco classificou como “simplórias” as semelhanças entre as histórias; entre elas, triângulos amorosos, cenários idílicos e situações de vingança e perdão. A juíza que analisou o caso apontou “diferenças evidentes” nas obras e inocentou o novelista e a emissora da acusação.

Outro sucesso assinado pelo escritor, Alma Gêmea (2005), atualmente em exibição no canal Viva, lhe rendeu dor de cabeça. O escritor Carlos de Andrade entrou com um processo alegando que a história era cópia de seu livro Chuva de Novembro, lançado em 1997. Depois, Shirley Costa também acionou a Justiça apontando as semelhanças da história espírita com seu romance Rosácea. O autor, contudo, também foi absolvido nos dois processos.

Boleira de São José do Rio Preto afirma ser a verdadeira “dona do pedaço”

Além de A Dona do Pedaço, Walcyr Carrasco já foi processado por outras novelas de sucesso

Na Justiça, Sandra Rodrigues Campos pede uma indenização total de R$ 15 milhões à Globo, além da proibição do uso da marca A Dona do Pedaço. Em 2004, ela passou a apresentar um programa de culinária com o mesmo nome que ia ao ar na TV Gente, uma emissora regional. As informações são do portal Notícias da TV.

A boleira também conta ter uma história de vida muito parecida com a de Maria da Paz, personagem principal da novela da Globo: saiu do interior para criar a filha e conseguiu certa notoriedade vendendo bolos caseiros com receitas de família. Ela afirma ter aprendido os dotes culinários com a avó, assim como a personagem da novela desenvolveu a habilidade com Dulce (Fernanda Montenegro).

NaTelinha no Google News

Acompanhe as exclusivas da televisão, resumos das novelas, as bombas dos famosos, realitys e muito mais na palma da mão.

Siga-nos
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado