Exclusivo

Filha de Mara Manzan celebra reprise de O Clone: "Privilégio de ver minha mãe viva"

Arte atravessa gerações na família de Thati Manzan, que também é atriz e produtora, e chega até sua filha caçula, Lara Manzan, de 12 anos


À esquerda, Mara Manzan na pele da Dona Odete de O Clone; à direita, a atriz posa ao lado da filha Thati Manzan
"Fico triste quando percebo que os mais jovens não sabem quem ela é", desabafa Thati Manzan, filha da atriz Mara Manzan, no ar com a reprise de O Clone - Fotos: Divulgação/Globo e Reprodução/Instagram

Para Thati Manzan, filha da atriz Mara Manzan (1952-2009), a reprise de O Clone tem sido a chance de matar as saudades. Eternizada como Dona Odete na trama da Globo, responsável pelo bordão “Cada mergulho é um flash!”, a veterana morreu há 12 anos, mas nunca saiu de cena: a cada trabalho seu reapresentado na TV, renasce na família um sentimento que mistura orgulho e nostalgia.

Em entrevista exclusiva ao NaTelinha, Thati Manzan conta que, como tem trabalhado em home office, tenta assistir a O Clone sempre que pode. “É um grande privilégio ver minha mãe viva, não só nesta novela, mas em várias outras que também estão no Globoplay ou passam no Viva. Quando ela morreu, minha filha mais nova tinha quatro meses, então a Lara conhece e vê a avó viva por causa dos trabalhos na TV.”

Thati conta que assistir à mãe também pode acentuar a saudade. “Às vezes, isso bate de um jeito que não é tão bom. Não aconteceu nessas poucas vezes em que pude rever O Clone, até porque a Odete é uma personagem muito para cima, alegre”, avalia. Ela acredita que Mara tinha um carinho especial pelo papel da alpinista social fascinada pelo Piscinão de Ramos, possivelmente o mais popular de sua carreira.

“O bordão ‘Cada mergulho é um flash!’ é falado até hoje. Soube recentemente que alguém até tatuou essa frase! Se essa pessoa ler essa entrevista, gostaria que entrasse em contato comigo... A Odete foi realmente uma personagem muito importante e um divisor de águas na vida dela.”

Com uma carreira mais dedicada ao teatro, Thati Manzan fez peças ao lado da mãe, mas só contracenou com ela na TV em algumas cenas de A Viagem (1994), na estreia de ambas na Globo. Hoje, além de atriz, Thati trabalha como produtora artística na Bendita Agência, e tem projetos com nomes como Eri Johnson e Henri Castelli. É filha de Mara Manzan com o músico Mister Ruffino, que morreu em 2013 – ele foi baixista do extinto grupo Tutti-Frutti, sucesso nos anos 1980.

Reprises permitem que Mara Manzan siga viva na memória das pessoas, diz filha

Filha de Mara Manzan celebra reprise de O Clone: \"Privilégio de ver minha mãe viva\"Com Elizângela e Solange Couto, Mara Manzan fez sucesso em núcleo popular de O Clone - Foto: Divulgação/TV Globo

As redes sociais têm sido um espaço usado para homenagear Mara Manzan. A mais recente foi em 13 de novembro, quando a morte da atriz fez 12 anos. “Às vezes, a emoção te arrebata sem você perceber. Naquele dia, eu estava esperando no camarim antes de uma peça quando resolvi fazer uma homenagem”, recorda Thati.

“Cara, tive uma crise de choro! Eu estava dentro do camarim de um teatro, o que me levou totalmente a ela. Minha mãe começou a ser atriz dois anos antes de eu nascer. Quando nasci, ela já era atriz. Foi minha mãe quem me levou para o teatro. É meu habitat natural, cresci nas coxias e nos palcos.”

As postagens também servem para manter Mara presente para os fãs. “Fico triste quando percebo que os mais jovens não sabem quem ela é. Ao mesmo tempo, muitos se surpreendem e dizem ‘Mentira que ela morreu!?’. Isso porque, nesses 12 anos, várias novelas que ela fez já foram reprisadas, então ela acaba ficando muito viva na memória do público.”

Mara Manzan morreu vítima de um câncer de pulmão aos 57 anos, poucos meses após fazer Caminho das Índias (2009), também escrita pela amiga Glória Perez. “É muito triste, porque minha mãe morreu muito nova. Existe um lado que me entristece, óbvio, ao assistir aos trabalhos dela, mas existe outro que dá muito orgulho de tudo que ela fez, de onde ela conseguiu chegar, do respeito, carinho e admiração que todos têm por ela.”

Thati Manzan atua com o marido Marcondes Oliveira e a filha Lara Manzan em série independente

Filha de Mara Manzan celebra reprise de O Clone: \"Privilégio de ver minha mãe viva\"Thati Manzan nos bastidores da série Novos Sonhos - Foto: acervo pessoal

Thati Manzan começou a carreira fazendo comerciais de TV, ainda muito pequena. “Chegou uma época que não queria mais fazer. Nem lembro disso, minha mãe que me contava”, diz. “E a princípio eu não queria ser atriz. Porque ser filha de atriz pode abrir portas, mas também rola uma pressão muito maior. Parece que você tem sempre a obrigação de ser tão bom quanto ou melhor que seu pai ou sua mãe.”

“Quando você tem alguém na família que é talentoso, você hesita em fazer a mesma coisa. Era uma coisa inconsciente. Hoje em dia, mulher adulta, consigo ver muito claramente que eu tinha medo dessa pressão”, reconhece. Após resistir a alguns convites, Thati estreou nos palcos aos 15 anos. Foi premiada logo em seus primeiros espetáculos, o que lhe garantiu muitos trabalhos ainda na adolescência.

“Minha mãe nunca me influenciou diretamente, nunca me disse ‘vai lá e seja atriz’, mas fui criada no meio artístico. Isso estava entranhado dentro de mim. Na minha estreia, com 15 anos, eu não deixei ela ir. Tadinha… Hoje em dia, morro de dó! Depois de muitos anos, soube que ela foi e ficou escondida atrás da cortina, na porta do teatro.”

Dos três filhos de Thati, apenas a caçula, Lara Manzan, de 12 anos, pretende seguir os passos da mãe e da avó. A menina foi escalada para o elenco da série independente Novos Sonhos, escrita por David Castilho e Bruno Mata, ainda em produção. “Depois que souberam que ela é minha filha, eu e meu marido [Marcondes Oliveira, que também é ator] fomos convidados. A nossa família da vida virou família também na ficção”, comemora Thati. Veja foto do trio em cena:

Filha de Mara Manzan celebra reprise de O Clone: \"Privilégio de ver minha mãe viva\"Thati Manzan ao fundo; à frente, sua filha Lara Manzan e o marido Marcondes Oliveira - Foto: acervo pessoal

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado