Cancelada nas redes

Roda Viva: Filho de Martinho da Vila diz que Vera Magalhães foi desrespeitosa: "Infeliz"

Apresentadora foi criticada depois de questionar o sambista sobre ligação de milícia com escolas de samba e disse que não houve desrespeito


Vera Magalhães no estúdio do Roda Viva e Martinho da Vila
Vera Magalhães foi criticada após pergunta sobre ligação de escolas de samba com milícias no Roda Viva - Reprodução Instagram
Por Marcela Ribeiro

Publicado em 17/08/2021 às 13:54,
atualizado em 17/08/2021 às 15:16

Vera Magalhães recebeu Martinho da Vila no Roda Viva dessa segunda-feira (16) e foi bastante criticada nas redes sociais depois de questionar o sambista sobre a relação das escolas de samba do Rio de Janeiro com a milícia. Vera insistiu que Martinho fizesse uma análise política sobre as escolas de samba "que sempre tiveram uma ligação com o jogo do bicho... permeadas por milícias".  O cantor Tunico da Vila, filho de Martinho, gravou um vídeo ao NaTelinha, nesta terça (17), comentando o assunto e repudiando a pergunta da apresentadora.

"Achei muito bonita a entrevista, porém, a Vera Magalhães foi muito desrespeitosa com o meu pai. Foi uma pergunta de uma tentativa de desempoderar um líder do movimento negro, que é o Martinho da Vila. Já não é a primeira vez que ela faz isso, ela fez uma pergunta também para o rapper e meu amigo Emicida", falou.

Tunico continuou dizendo que perguntas sobre milícia têm que ser feitas para os banqueiros do jogo do bicho: "Ou para os milicianos, ou governador, prefeito ou juiz. Fazer uma pergunta para quem tem um braço armado é muito difícil, é mais fácil tentar fazer para um artista que não tem um braço armado, é um líder cultural, do samba, é um exemplo para favelados, para pessoas que moram no asfalto, para todas as classes. É um exemplo para o movimento cultura brasileiro. Foi sim uma pergunta infeliz, descabida e com cunho um pouco racista".

O músico disse ainda que não falou com o pai sobre o assunto. "Ele não se liga com essas coisas pequenas", concluiu.  

Vera se manifestou através da assessoria de imprensa da TV Cultura e afirmou que Martinho da Vila foi tratado com todo o respeito que merece, pela sua imensa história na cultura brasileira. "A pergunta foi feita de maneira geral sobre o que ele pensava a respeito da infiltração nas milícias nas escolas de samba, tema de extrema relevância no debate público, no qual todos os artistas estão inseridos. Não houve nenhuma imputação desrespeitosa", disse a jornalista.

Ela continuou dizendo que a função do jornalismo é questionar, e o programa tem a tradição de abordar com seus entrevistados temas que nem sempre dizem respeito à sua própria trajetória, mas à realidade do país. "Ademais, essa foi uma pergunta num programa que abordou música, literatura, política, questões de gênero, educação, pauta racial e muitos outros assuntos. Não vou, justamente em respeito ao Martinho e à rica conversa que tivemos, reduzir o Roda Viva de Martinho a uma pergunta com a qual alguns não concordaram", concluiu.

Após a pergunta no Roda Vida, Martinho sorriu aparentando constrangimento e respondeu que "o jogo do bicho foi inventado em Vila Isabel" e que não tinha "notícia da milícia dirigindo uma escola de samba". Tunico da Vila reagiu a uma publicação de Vera no Twitter afirmando que Martinho desconversou quando perguntou "sobre a infiltração mais recente das escolas de samba do Rio pelas milícias", escreveu a apresentadora, que apagou a publicação após as críticas. "Isso é um tema tabu que os sambistas têm de enfrentar", completou ela.

"Ele não desconversou....ele só não quis conversar porque realmente é um assunto desnecessário e desrespeitoso com ele....só isso....nada demais", comentou Tunico. A apresentadora rebateu: "Não vejo desrespeito algum. Nem todas as perguntas numa entrevista são agradáveis, infelizmente. De resto, respeito sua opinião. Um abraço".  

No Twitter, Vera ainda insistiu no assunto e compartilhou uma matéria do jornal O Globo sobre Adriano da Nóbrega, ex-secretário do BOPE, que promoveu alianças entre milicianos e bicheiros e avaliou a tomada do poder das escolas de samba Salgueiro e Vila Isabel. Muitas postagens consideraram a pergunta da apresentadora desnecessária pela possibilidade de associar a imagem do artista ao tema.

Vera Magalhães se defende após ser chamada de xenofóbica

Em março, Vera Magalhães usou seu perfil do Twitter para se defender das acusações de xenofobia pelos internautas. A comentarista negou que tenha sido preconceituosa no Jornal da Cultura e afirmou que sua fala foi retirada do contexto. Um trecho do seu comentário feito na noite anterior desagradou um grupo de usuários, porque o recorte deu a sensação que a comentarista estaria desdenhando dos hospitais do Nordeste.

"Acho que, como jornalista ativa no debate público, não devo me furtar a responder quando sou questionada. Isso pode amplificar o hate? Certamente. Fará com que alpinistas de redes sociais tentem surfar na minha relevância? Também. Mas calar é pior e não é a minha natureza”, disse em um trecho.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado