Novela curta

Gilberto Braga fura a fila das 18h e estreia em 2020

Autor escreverá uma trama com cerca de 100 capítulos para o horário das 18h


Gilberto Braga
Gilberto Braga deve entrar no ar em 2020 no horário das 18h

Considerado um dos medalhões da dramaturgia da Globo. Gilberto Braga vai furar a fila do horário das 18h e ganhará a melhor época do ano para colocar sua novela no ar. A nova história do responsável por tramas como "Celebridade" (2003) e "Vale Tudo" (1988) deve entrar no ar em julho do ano que vem.

Segundo apurou a reportagem do NaTelinha, Gilberto ganhou da dramaturgia da emissora carioca a oportunidade de escrever a adaptação do livro "Vanity Fair" para o horário das seis com aproximadamente 100 capítulos. Por conta do tamanho da obra e também como forma de homenagear um dos principais autores da casa, a Globo escolheu cuidadosamente o período em que ele entrará no ar.

Para isso, a fila teve de ser modificada. A adaptação de Gilberto ganhou previsão de estreia para julho de 2020 como substituta de "Nos Tempos do Imperador". Por ser curta, a produção deverá ficar no ar apenas até meados de outubro.

Antes, quem estava escalado para este período era Alcides Nogueira. O ex-parceiro de Braga desenvolveu uma sinopse que se passa no fim dos anos 20 no Brasil e que contaria a história das sufragistas, as mulheres que lutaram pelo direito do voto feminino.

Procurada pelo NaTelinha, a Globo informou que não há fila definida para o horário das 18h e que somente estão confirmadas "Éramos Seis", substituta de "Órfãos da Terra", e "Nos Tempos do Imperador".

A reportagem conversou com pessoas ligadas a área de dramaturgia da Globo e descobriu que a decisão não passa obrigatoriamente pela sinopse apresentada pelo novelista ou mesmo devido a atraso de outras histórias. Seria uma espécie de agradecimento a Gilberto Braga por conta dos serviços prestados ao longo dos anos na emissora.

Em julho, com o inverno, o número de televisores ligados costuma ser maior e isso ajuda a audiência da novela que estiver no ar a crescer. Além disso, com o início neste período, a trama chegará ao horário eleitoral já se preparando para a reta final e, por isso, não deverá sofrer. 

Os ajustes em relação à fila das 18h devem continuar nas próximas semanas. É que "Vanity Fair" se passa justamente nos anos 20, não se sabe se Gilberto pretende modificar o período, mas se isso não acontecer, dificilmente a Globo aprovará que Alcides Nogueira o substitua com uma produção do mesmo período.

O último trabalho de Braga na Globo foi em 2015 com "Babilônia", novela de pior audiência da história do horário. Com 73 anos, ele não deverá mais escrever para o horário mais nobre da emissora, já que está promovendo a maior renovação do século entre os autores das 21h.

Ele já escreveu para o horário das seis justamente ao lado de Alcides Nogueira. Em 1999, os dois assinaram juntos "Força de um Desejo".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado