Levantamento

Em um ano, "As Aventuras de Poliana" perdeu um de cada cinco telespectadores

Trama de Íris Abravanel segue como a maior audiência fora da Globo


Poliana chorando
O mês de junho mostrou que "As Aventuras de Poliana" perdeu quase 25% de público em um ano.

"As Aventuras de Poliana" fechou o mês de junho com 293 capítulos e segue como a maior audiência fora da Globo na Grande São Paulo. Mas a trama de Íris Abravanel fez com que o SBT perdesse um a cada cinco telespectadores em um ano. O desempenho mensal do folhetim colocou junho como a segunda pior média desde a estreia, em maio do ano passado.

Levantamento exclusivo do NaTelinha com base nos números da Kantar Ibope indicam que a produção infantil do SBT atingiu média mensal de 11,15 pontos em 20 capítulos inéditos nas quatro semanas do mês.

Se a comparação for com o mês de junho do ano passado, a queda é ainda mais acintosa. Na ocasião, a trama estava no segundo mês de exibição e obteve seu melhor desempenho mensal entre os 14 meses de exibição, com 15,19 pontos. A queda em um ano foi de 4,05 pontos ou 26,6%. Isso significa que, em doze meses, o SBT perdeu quase 300 mil televisores acompanhando o enredo na capital paulista.

Além disso, os números só não foram piores que em dezembro do ano passado, que fechou com média de 10,95, com 21 capítulos. Na pesquisa realizada pela reportagem, foram ignorados os compactos de sábado, quando a emissora leva ao ar uma espécie de resumo com o que de melhor aconteceu ao longo da semana - e conta como um outro programa.

Desde sua estreia, em maio de 2018, "Poliana" já teve 14 meses completos de exibição e junho deste ano apareceu apenas na décima terceira posição do ranking. Na comparação com maio, a novela perdeu 0,85 ponto. Naquela ocasião, o folhetim havia fechado com média de 12 pontos cravados. A queda é de 7,1% e representa cerca de 62 mil televisores a menos sintonizados no SBT em junho.

E mesmo com este número de capítulos, "Poliana" está muito longe de terminar. A produção tem previsão de permanecer no ar até novembro do ano que vem, completando 31 meses de duração. A intenção do SBT é de encerrar a história com 648 capítulos e se tornar a maior novela de todos os tempos da dramaturgia brasileira.

Os números apresentados em junho, no entanto, podem não significar viés de queda. Já que, após ter obtido média de 11,77 pontos em abril, a trama voltou a crescer em maio. E, mesmo com a perda de telespectadores em um ano, o enredo segue como o programa diário mais visto fora da Globo.

Veja tabela de "As Aventuras de Poliana"

Em um ano, \"As Aventuras de Poliana\" perdeu um de cada cinco telespectadores

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado